5º Ubá Figth- Ubá vai ‘tremer’
Organização do evento espera público de 5 mil pessoas

Por Higor Siqueira

10574381_277901639063824_7725532319966177422_nAcontecerá no dia 13 de Setembro – segundo sábado do mês – o 5° Ubá Fight. O campeonato de MMA será realizado na Praça de Esportes e está sendo organizado pela academia CTMT MMA, comandada por Antonio Paulo Branjão, ex-participante do Ultimate Fighter Brasil 3, instrutor de MMA e educador físico – o famoso “Montanha”.

O evento está em sua quinta edição e agora já é aclamado pelo público interessado no esporte, que abrange não apenas moradores de Ubá, mas também de toda a região e fora dela. Com sua trajetória de sucesso, o Ubá Fight se encontra hoje em dia entre os eventos mais importantes do estilo “artes marciais livres” de todo o estado de Minas Gerais.

Entretanto, chegar neste patamar não foi nada fácil, é o que nos conta Montanha: “A evolução do primeiro Ubá Fight para agora pode ser muito bem percebida ao longo dos anos. Começamos no Tabajara com apenas um ring. As pessoas no começo não acreditavam ainda no nosso trabalho, tanto na questão de patrocinadores, quanto de publico. Na 2ª edição já tivemos uma aceitação maior e percebemos que o Tabajara estava ficando pequeno demais para nós. Daí eu pensei: ‘A terceira edição será na Praça de Esportes por causa da arquibancada’. E fizemos! Trouxemos pela primeira vez na cidade um octógono oficial e o evento ficou lotado, surpreendendo toda a organização. Fomos muito bem elogiados por todos”. Antonio ainda nos conta que abriu mão da organização na última edição do Ubá Fight para poder participar como concorrente da competição. Segundo ele, foi a primeira vez que lutou em sua “própria casa, a cidade de Ubá”.

Este ano o evento contará com a participação de diversos atletas, sendo alguns ubaenses e outros vindos de Juiz de Fora, Belo

"Duelos" do 5º Ubá Fiht.

“Duelos” do 5º Ubá Fiht.

Horizonte e Rio de Janeiro. O evento contará também com variadas novidades, a começar pela nova estrutura que será montada na Praça de Esportes, onde muitos equipamentos de iluminação e som serão instalados. “Queremos um verdadeiro show!” diz Montanha.

Haverá também uma luta com concorrentes femininas, o que será outro grande destaque desta nova edição. Serão as lutadoras de MMA Juliana Velásquez (Team Nogueira) e Isabelly Varela (CT Invictus). “Essa luta promete, pois são duas atletas que despontam no cenário do MMA nacional dando um verdadeiro show” aponta. O evento ainda contará com a presença VIP de nomes grandiosos no cenário do MMA: Rousimar Palhares, conhecido como Toquinho, campeão peso-meio-médio do WSOF; e o ex-atleta do TUF Brasil 3 e atual UFC, Rick Monstro.

Para esta edição, o evento está conta com o patrocínio da Krattos Fight Wear, Vox Corpore, Nutry Corpore, Pier Ubá, Relojoaria 24k, Rádio Educadora, Papão Lanches e o Supermecado Vieirão, além do apoio total da Prefeitura Municipal de Ubá. Apesar disso, o lutador sente que o suporte poderia ser maior, levando em consideração o nível empresarial da cidade. “Acho que ainda somos pouco apoiados. Têm tantas empresas grandes em Ubá que não apoiam o esporte em nossa cidade. Uma criança no esporte é uma criança longe das drogas e do caminho errado e eles deveriam entender isso” pontua.

“É uma pena que parte do reconhecimento só venha depois da participação de um reality show e o que sempre falo, teve que acontecer primeiro para muitos acreditarem. E quantos não tem a oportunidade que eu tive, e acabam desistindo no meio do caminho? É uma situação difícil” desabafa Antonio.

3° Ubá Fight realizado na Praça de Esportes. Foto: Revista in.

3° Ubá Fight realizado na Praça de Esportes. Foto: Revista in.

No dia 12 de Setembro, às 18h00, noite véspera do campeonato, será realizada a pesagem dos atletas participantes no Calçadão São José. Montanha afirma que este processo é bastante interessante, uma vez que é ali que as primeiras “encaradas” de confronto acontecem. No grande dia, quando chegar o momento tão esperado para o inicio do 5° Ubá Fight, os portões serão abertos para a entrada do público às 19h30min.

“Estamos muito confiantes no trabalho que vem sendo feito por toda a equipe. A divulgação do evento está bem forte em toda a região e com isso esperamos um publico estimado de 5000 pessoas” ele declara.

Cada atleta receberá uma quantia em dinheiro pela sua participação, enquanto o ganhador recebe um bônus nessa quantia e o troféu de campeão. Esse ano, a arbitragem do campeonato ficará por conta da ABAM (Associação Brasileira de Artes Marciais) que vem com toda a equipe de juízes laterais, de centro e o cutman*.

“Eu gostaria de agradecer a todos os patrocinadores e todas as pessoas que acreditam no crescimento do nosso esporte. Quero agradecer também ao prefeito Vadinho Baião e seu assessor Marino Azevedo que estiveram sempre prontos para receber toda nossa equipe, e também a Revista Fato por sempre estar nos apoiando. Ubá vai tremer!” encerra o organizador.

O 5° Ubá Fight vem marcando história no cenário esportivo ubaense, trazendo melhorias na organização e estruturação a cada nova edição. Os tickets para entrada estão sendo vendidos antecipadamente e podem ser encontrados no Papão Lanches, nas Lojas Pier, ou então na academia CTMT nos valores de R$25,00 (arquibancada) e R$35,00 (cadeiras).

*Cutman: é o responsável pelos cuidados médicos dos atletas durante a luta. Na pausa entre os assaltos, é ele quem estanca sangramentos com cotonetes embebidos em medicamentos e vaselina, para manter o medicamento no ferimento. Ele também ameniza inchaços usando seu enswell, uma peça de metal gelada que vemos sendo colocadas na testa dos lutadores no intervalo.

 

 

ENTRE NA REDE FATO!