A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO X ESTRESSE NO TRABALHO

NATHÁLIA ATALLA FERNANDES – CRP 04/41976. Foto: Sebastião de Paula

O estresse é uma reação natural do organismo que possibilita a sobrevivência. Ele está ligado ao aumento de Cortisol – que é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins e serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial – na corrente sanguínea e este aumento pode afetar tanto a mente como pode levar às doenças físicas.

  • Dificuldades de concentração, desmotivação, lapsos de memória, insônia e sensação de desgaste ao acordar, irritabilidade acima do justificável, depressão, queda de cabelo são alguns dos sintomas do estresse.
  • Dores de cabeça, pressão alta, dores no estomago, gastrite, fragilidade do sistema imunológico, taquicardia, problemas respiratórios podem ser algumas das suas conseqüências.

Por isso deve-se ficar atento aos sinais do corpo e buscar o quanto antes apoio especializado, devido aos sérios problemas que ele pode causar, sendo que estes problemas podem ser prevenidos com o acompanhamento psicológico.

  • Como combatê-lo e evitá-lo: identifique a causa; defina prioridades, veja quais atividades são mais urgentes para não sobrecarregar-se; evite autocobranças em excesso; tenha momentos relaxantes; pratique atividade física; tenha uma alimentação saudável; durma satisfatoriamente; comunique-se bem, procure entender de forma clara as expectativas alheias; aceite seus erros e os dos outros; procure apoio psicológico.

O Psicólogo é o profissional que não apenas trata doenças já instaladas, muitas vezes seu papel é atuar preventivamente.

É preciso estar atento aos sinais que o organismo manifesta.

O atendimento psicológico possibilita o auto conhecimento, a reflexão e crítica de si mesmo, assim como do ambiente no qual está inserido, evitando-se assim a chegada do estresse, fazendo com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Para tal, é necessário orientação do profissional adequado da área de saúde mental.

AGENDE SUA CONSULTA.

 

FONTE: www.sbcoaching.com.de-vida/infografico-stress-no-trabalho/

FOTO: Sebastião de Paula

 

Mini currículo:

NATHÁLIA ATALLA FERNANDES

CRP 04/41976

Graduada em Psicologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- CES/JF.

Pós Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Universidade Estácio de Sá – Campus Juiz de Fora.

Atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

ENTRE NA REDE FATO!