“Administrar é para Profissional de Administração”

Por Josiane Souza

Dependemos de algum tipo de organização praticamente em todas as esferas da nossa vida; portanto, independente de qual seja – pública, privada ou social – ela precisa ser bem administrada, pois seu desempenho afeta direta e/ou indiretamente as pessoas que a compõe e seus familiares, a sociedade, o desenvolvimento do país e, consequentemente, do mundo em que vivemos.
Em um cenário de incertezas, dinâmico, altamente competitivo, a gestão empírica deixa de ser suficiente e a necessidade de um profissional de administração para o sucesso corporativo torna-se, cada vez mais, fundamental e determinante. O alto nível de profissionalismo, a alta performance, vem sendo significativamente valorizado pelo mercado mundial e sendo termômetro sinalizador na análise da perenidade/longevidade do negócio.
Ao administrador compete, entre outros: entender os objetivos propostos pela organização; traçar e alinhar estratégias e, através de sua liderança, impulsionar toda a equipe para alavancar os resultados; controlar para que haja sinergia entre todos os agentes envolvidos, possibilitando e facilitando a correção de possíveis desvios; e então se destacar, com menor esforço, menor dispêndio e claro, mais qualidade de vida. É imprescindível conhecer a história, a cultura da empresa, avaliar onde ela está e onde almeja chegar, para que se estabeleça um planejamento executável e que não coloque a sua sobrevivência em risco, afinal empresa bem preparada sofre menos com os impactos das oscilações e turbulências do mercado.
Gerir é um constante processo de DECIDIR, onde as atitudes e decisões de hoje afetam diretamente os resultados de amanhã. Manter a empresa em pleno fôlego é um desafio diário, pois é preciso conhecer as particularidades não só do negócio, mas de tudo que o influencia e requer análise constante das Forças e Oportunidades X Fraquezas e Ameaças.
Sendo assim e partindo do pressuposto que todo investidor busca resultado positivo de seus investimentos; que o sucesso ou o fracasso impacta a sociedade como um todo e que vidas estão envolvidas e comprometidas neste processo; é extremamente importante a contratação de profissionais capacitados, certificados na área de atuação e, principalmente, registrados no Conselho de Administração, pois além de resguardar a empresa de possíveis falhas no processo decisório de seus administradores, a prática sem o devido registro é ilegal e punível, conforme previsto em lei.
Fique atento! O sucesso da organização é consequência das boas práticas de gestão.

ENTRE NA REDE FATO!