Art’s Ninah Fotografia
e o cuidado do Ensaio Newborn

Buscando trazer inovação para os clientes, há 03 anos a fotógrafa e pedagoga Natália Aparecida Médice Guin decidiu especializar-se em Newborn; as famosas fotos de bebês recém-nascidos. A prática, que teve início nos Estados Unidos por volta dos anos 80, ficou conhecida no mundo inteiro com o passar do tempo. No Brasil, embora tenha chegado recentemente, o Newborn já está sendo adotado pelos papais. O ensaio fotográfico acontece logo nos primeiros dias de vida dos nenéns, entre 5 a 15 dias, período cuja rotina de sono deles é mais favorável e flexível para as posições em que são colocados, remetendo a vida uterina.

Pedagoga, fotógrafa e proprietária da Art’s Ninah, Natália Aparecida Médice Guin.

A pedagoga conta que existe toda uma preparação para realizar esse tipo de ensaio, pois além de saber fotografar, é preciso conhecer o recém-nascido e suas necessidades. “Desde o início fizemos vários cursos e congressos com fotógrafos do Brasil e do exterior via internet, além participarmos de workshops presenciais para colocar em prática aquilo que aprendemos. Neles é ensinado sobre anatomia e fisiologia do bebê a fim de entendermos quais poses podemos produzir, onde segurar, como segurar, conhecer os reflexos primitivos dos pequenos, técnicas de relaxamento, massagem para cólica, entre outros. Aprendemos também qual a luz ideal para fotografar, quais ângulos, os acessórios que podemos usar e como combinar cores para criar fotos harmônicas”, explica.

Uma das maiores dificuldades que Natália encontra nesse ramo é o fato de muitos pais deixarem para marcar o ensaio depois que o neném já nasceu, segundo ela, o ideal é que agendem com antecedência, pois caso o parto adiante ou atrase fica mais fácil remanejar as datas. “Outra desafio é no dia da sessão, levar os pais a compreensão de como funciona o procedimento, uma vez que há uma grande expectativa e ansiedade por parte deles quanto ao resultado das fotos. Devemos deixá-los confortáveis e a par de tudo o que acontece, mostrando que é um processo lento e que devemos respeitar o limite de cada bebê. Quando os papais estão calmos e conscientes o ensaio flui melhor”, pondera.

A preparação do estúdio e das peças que serão usadas na sessão começa logo após a confirmação do nascimento da criança e alta do hospital. Segundo a fotógrafa, todo o local é bem limpinho e os itens que entram em contato com o recém-nascido são macios, antialérgicos e os cestos tem um bom acabamento. “No dia do ensaio, o estúdio deve estar tranquilo e aquecido para que o neném se sinta confortável. Para os pais, temos cadeira de amamentação, trocador, frigobar com água e petiscos, revistas e internet, e um sofá caso queiram descansar um pouco. Normalmente eles aproveitam para tirar um cochilo”, comenta.

Os cenários são montados de acordo com as ideias que a pedagoga tem junto a sites de decoração e conforme a época do ano. Segundo a profissional, o Natal é seu tema preferido e ela está trabalhando a todo vapor para que a decoração fique linda. “Além do ambiente teremos figurinos natalinos para os bebês de até 01 ano e acessórios para os maiorzinhos. Nessa época também realizamos nossa campanha Natal Solidário, cujos clientes fazem suas doações as quais encaminhamos aos voluntários da cidade”, conta.

Além do newborn, a Art’s Ninah Fotografia também oferece acompanhamento até 01 ano de idade, caso os pais desejem uma recordação completa de seus pequenos. Ademais, a empresa realiza o ensaio de gestante em casa, no estúdio ou externo. Sessão em família, batizado e festinha também se encontram entre os serviços oferecidos.

Natália ressalta que trabalhar com bebês é sua vida e não se vê em outra profissão. “Poder utilizar da fotografia para eternizar esses momentos é maravilhoso, além de ter em mãos um bem tão precioso. É uma responsabilidade imensa, mas é um prazer maior ainda! Por isso, respiro minha profissão dia e noite, mesmo quando não estou trabalhando. Fazer o que se ama é poético e prazeroso. Também tem seus infortúnios, porém é vocacional, é um amor que já nasce com você, que te escolhe ao invés de você o escolher”, finaliza.

ENTRE NA REDE FATO!