Assim como na Moda, na Língua: Menos pode ser mais!
Por Carla Machado

É muito comum, na língua portuguesa, algumas palavras ficarem subentendidas na fala ou na escrita. Segundo o dicionário de língua portuguesa:

Subentendido é um adjetivo que significa algo que é tácito, que se entende, apesar de não estar expresso ou enunciado. Algo que está na mente, mas não foi expresso de forma explícita. Subentender é conhecer, prever, ou entender através do auxílio da inteligência aquilo que não está expresso ou esclarecido. É supor, admitir ou entender mentalmente através de uma interpretação. Uma coisa subentendida é implicitamente compreendida.

Expressões como: Calças Pantalona, Sapatos Plataforma, Saias Balonê, Vestido Tomara-que-caia apresentam sempre o substantivo no plural, pois estamos nos referindo a mais de uma calça, mais de um sapato e assim sucessivamente, mas o adjetivo aparece no singular. Isso acontece, pois em todos os casos a expressão Tipo ou do Tipo fica subentendida, ou seja, não está explícita no texto, mas entendemos que ela está lá, e por uma questão de economia linguística, não a usamos, assim, a língua torna-se mais dinâmica e mais rápida, deixando tanto a escrita como a fala mais direta, mais objetiva, poupando-nos de ter de dizer ou escrever tantas palavras que nosso receptor irá entender mesmo sem estar presente na mensagem.

O mesmo fenômeno, ou seja, deixar uma palavra ou expressão subtendida, costuma acontecer com à Moda ou à Maneira, costumamos omitir essas expressões e, na escrita, para substituir ou entender que uma dessas expressões deviam estar expressas, colocamos crase mesmo antes de nomes masculinos, vejamos alguns exemplos:

Arroz à Grega = arroz à moda Grega

Bife à Parmegiana = arroz à moda Parmegiana

Lula à Provençal = Lula à moda Provençal

Bife à Camões = Bife à moda de Camões

Bife à Milanesa= Bife à moda de Milão

Sair à Francesa= Sair à maneira dos franceses

Escreveu à Fernando Sabino= Escreveu à maneira de Fernando Sabino.

Neste caso, o uso da crase se dá, pois a expressão subtendida é uma locução adverbial feminina: à moda/à maneira.

Por isso, podemos dizer que na língua, assim como na moda: menos é mais!

Fiquemos atentos a isso! Até a próxima!

 

ENTRE NA REDE FATO!