Cartório Souza: novos serviços de Segurança do Trabalho, Consultoria e Assessoria Ambiental e esclarecimentos de dúvidas sobre Divorcio Extrajudicial

Por Higor Siqueira

O Cartório Souza está sob direção da Drª Sâmia Salomé Araújo de Souza e seu pai Dr. Anderson José Collares de Souza. Foto: Arquivo Pessoal.

O Cartório Souza está sob direção da Drª Sâmia Salomé Araújo de Souza e seu pai Dr. Anderson José Collares de Souza. Foto: Arquivo Pessoal.

O Cartório Souza, no mercado desde 2012 na cidade de Ubá está completando 2 anos de existência neste ano. Dirigido pela Drª Sâmia Salomé Araújo de Souza e seu pai Dr. Anderson José Collares de Souza, o cartório, além de prestar os serviços de registros em geral, regularização de imóveis, certidões, escrituras e contratos, está agora com novidades nos setores de Segurança do Trabalho e Consultoria e Assessoria Ambiental.

“O quadro de segurança do trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar, formando o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho)” explica a Dra. Sâmia. “Também os empregados da empresa constituem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a formar compatível o trabalho com preservação da vida”.

Ela ainda pontua que o profissional atua em um campo muito vasto, organizando programas de prevenção e acidentes e orientando o CIPA, os trabalhadores quanto o uso de equipamentos de proteção individual, elaborando PPRA, fazendo inspeção de segurança, laudos, palestrando e dando treinamentos. Este novo serviço será realizado com parceria de Maria José do Nascimento, formada na UFV com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFRJ e MBA em gestão Ambiental pela FDV (Faculdade de Viçosa).

Com relação à Consultoria e Assessoria Ambiental, o Cartório Souza cobrirá os serviços de georreferenciamento de terreno, divisão de terra, desmembramento, loteamentos, fração ideal, licenciamento ambiental e perícias judiciais. A parceria para este segmento ficará por conta do Consultor Ambiental Caitto Nascimento de Souza.

A Drª Sâmia aproveita o espaço para esclarecer algumas duvidas sobre o divorcio extrajudicial realizado em cartório de notas. “Atualmente muito se fala sobre o divórcio realizado em cartório, e tenho me deparado com o fato de que muitas pessoas pensam que esse tipo de procedimento é simplesmente realizado no cartório, pelo tabelião e que não há a necessidade de um advogado” ela apresenta o fato. “Entretanto, essa modalidade de divórcio é muito parecida com o judicial. Sendo assim, a documentação exigida é a mesma e igualmente é necessário a presença de um advogado. Deve ser observado que o divórcio extrajudicial tem as suas peculiaridades como, por exemplo, a inexistência de filhos menores de idade”.

Isso quer dizer que ele só pode ser realizado neste segmento se o casal não tiver filhos menores de idade, e, obviamente, se o divorcio for consensual – ou seja, em comum acordo entre as duas partes. Sâmia ainda explica que “em relação a bens, eles podem ou não serem partilhados. Isso somente irá influenciar no valor das taxas cobradas pelo cartório dependendo do bem e no valor dos honorários advocatícios”.

Para entrar em contato com o Cartório Souza e solicitar os seus serviços, você pode ligar para o numero (32) 3532-7234 ou então (32) 8875-9860.

ENTRE NA REDE FATO!