Confira a programação da 4ª Mostra de Cinema Independente TV Caiçara que acontece neste mês no Museu Ginásio São José

Acontecerá de 21 a 23 de agosto, no Museu Ginásio São José, a 4ª Mostra de Cinema Independente TV Caiçara. O evento contará com a exibição e premiação de filmes que fazem parte do acervo no site tvcaicara.tv.br, além de oferecer oficinas de vídeo e fotografia e a realização de debates com cineastas independentes.

A TV Caiçara existe desde 2009, possuindo como plataforma de exibição a Internet. Hoje em dia há mais de 530 produções independentes feitas no Brasil para serem vistas no site. Em 2015, para comemorar seu aniversário de 6 anos, a TV realizará sua Mostra anual fora do Rio de Janeiro, vindo direto para nossa cidade carinho.

As atividades serão gratuitas. Confira a programação:

14/08 – SEXTA-FEIRA

OFICINA DE CINEMA INFANTIL

A oficina é direcionada para crianças de 04 a 13 anos, trabalhando sua criatividade, imaginação e liberdade para a produção de um curta-metragem, que será produzido, roteirizado e dirigido por elas próprias com ajuda de oficineiros.

Número de vagas: 20

FOTOGRAFIA COMO ARMA

Além da pratica em fotografia, a oficina tem o objetivo de passar a importância que a fotografia tem na luta pelos direitos, buscaremos levar aos participantes formas de usar a fotografia na luta contra o racismo.

Número de vagas: 20

CINEMA COM PÃO DE QUEIJO

Para homenagear o estado de Minas Gerais, a mostra Cinema com Pão de Queijo, que aconteceu pela primeira vez em Ouro Preto no ano de 2013, passando pelo Rio de Janeiro em 2014, terá sua reedição em Ubá. Vamos assistir a filmes produzidos em Minas Gerais e bater um papo com o cineasta de Ubá, Filipe Ruffato, que vai mostrar seu filme e falar da profissão.

15/08 – SÁBADO

PREMIAÇÃO MOSTRA TV CAIÇARA

19h00 – Apresentação da mostra;

19h30 – Filme sobre o Museu;

20h00 – Exibição especial – Filme a ser escolhido pela curadoria da TV Caiçara;

20h30 – Exibição dos filmes concorrentes ao prêmio;

21h30 – Premiação;
– Melhor filme
– Filme mais exibido
– Melhor série

22h00 – Encerramento;

16/08 – DOMINGO

CINEGRADA ESPECIAL

O CINEGRADA, cineclube produzido pelo Coletivo CRUA e pela TV Caiçara na cidade do Rio de Janeiro, propõe uma noite de encontro com os maiores cineastas negros do mundo. Em toda 3ª quinta-feira do mês exibimos dois filmes, um longa e um curta, tendo como principal argumento para o encontro, o protagonismo negro nas telas. Após a exibição do filme acontece um debate onde o foco é a luta contra o racismo através do cinema.

Para a cidade de Ubá, preparamos uma exibição especial. A intenção é sair do museu para exibir em uma comunidade ao redor.

Filmes selecionados:

Quilombo da Caçandoca – Coletivo CRUA

Duração: 10 min.

O quilombo da Caçandoca está localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Cercado de uma extensa faixa da Mata Atlântica o Quilombo sobrevive a mais de 400 anos. Hoje com a especulação imobiliária, que invade os terrenos herdados pelos remanescentes do quilombo, a comunidade luta para manter suas casas e suas tradições.

CAIXA D’ÁGUA: QUI-LOMBO É ESSE? – Everlane Moraes

Duração: 15 min.

O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença dos negros escravizados e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

Filhas do Vento – Joel Zito Araujo

Duração: 85 min.

É uma lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, na pequena cidade de Lavras Novas, interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas de forma sutil e poderosa.

ENTRE NA REDE FATO!