Contabilidade: O caminho para o sucesso ou para o… em 2015! – Por Paulo Marcos Marques

Olá, permita-se me apresentar: meu nome é Paulo Marcos, bacharel em Ciências Contábeis e pós graduado em Contabilidade

Paulo Marcos Marques é Pós-Graduação Latu Sensu: Especialista em Contabilidade Tributária – Faculdade Governador Ozanan Coelho. 2012 – 2014.  Graduação: Ciências Contábeis – Faculdade Governador Ozanan Coelho. 2009-2012.

Paulo Marcos Marques é Pós-Graduação Latu Sensu: Especialista em Contabilidade Tributária – Faculdade Governador Ozanan Coelho. 2012 – 2014.
Graduação: Ciências Contábeis – Faculdade Governador Ozanan Coelho. 2009-2012.

Tributária. Aceitei o desafio de escrever periodicamente sobre esta profissão, porém o desafio maior neste tema é de cada um de nós em geral.

Temos que atualizar nossos conceitos sobre contabilidade e não refiro-me apenas àquela em que ainda se aprende nas faculdades e universidades, pois até lá… existem desafios de entender melhor as  mudanças, mas direciono a todos os procedimentos do cotidiano contábil, empresarial, administrativo e financeiro.

A ciência contábil está em frenética evolução. Agora temos um prospecto de linguagem brasileira que está se adaptando aos moldes dos diversos relatórios contábeis internacionais. Há algum tempo, estamos ensaiando e mudando nossa forma de fazer contabilidade e as grades dos cursos de graduação ainda nem se adaptarem por completo!

Mas ressoaria sobre nós uma dúvida: “Pra quê isso???”

Garanto que não é apenas para seguir esta mania de globalização, mas sim porque a globalização já se fez e a contabilidade precisa se adequar ao mundo como um todo. O mais oportunista é que consequência disto sugere que nós usuários é que precisaremos nos adequar a esta novidade contábil sem precedentes.

Nesta atmosfera, tudo está mudando e intriga-nos saber que teremos que acompanhar, sob várias óticas:

– O empreendedor (antigo mero empresário): precisa tomar cada vez mais cuidado pois a contabilidade pode “entregar o ouro ao bandido”, no que se refere a demonstrar tão claramente os números aos entes fiscalizadores que em outrora teriam acesso aos mesmos apenas se fossem buscá-los nos escritórios contábeis. Atualmente todas as informações já estão disponíveis no banco de dados dos fiscais através das várias obrigações acessórias digitais e duramente eficazes.

– Os usuários indiretos (instituições bancárias, fornecedores ou terceiros em geral): Um exemplo real é o DECORE – Documento próprio para comprovar o rendimento financeiro das pessoas e que os próprios bancos dizem não ter qualquer importância caso o documento denuncie um valor maior do que o real. Fato é que mesmo com esta observação, os próprios bancos solicitantes não aceitam o documento se não estiverem devidamente assinados por um contador responsável. Esta controvérsia tem uma consequência criminal em desfavor ao profissional que assine a declaração que traga informações de inverdade.

– Os profissionais da contabilidade em geral (bacharéis ou técnicos): Estão se vendo obrigados a aprender outra profissão, que certamente não é a que tiveram acesso nos bancos acadêmicos e ainda terão que passar forçadamente por uma enorme atualização, sem muita ajuda das instituições de ensino que penam arduamente para colocarem em prática todas as teorias das novas normas contábeis.

A contabilidade se faz referência:

Recentemente houve a explosão de um escândalo financeiro e corruptivo na CBV – Confederação Brasileira de Voleibol e tudo se externou após algumas comprovadas evidências e entre elas: várias empresas tinham o mesmo profissional contador contratado para lhes prestar serviços de inteligência contábil – administrativa, infelizmente uma inteligência tendenciosa a maus objetivos.

Fato é… Toda a estrutura da Ciência Contábil mudou e a prática está se refazendo a passos lentos, porém o importante é que com tais adventos teremos uma grande e turbinada ferramenta para o sucesso ou para o… abismo!

Os reflexos disto já serão sentidos neste 2015!

Forte abraço,

Paulo Marcos Marques Roque

www.paulomarcosconsultor.com.br

CRC MG: 108077/O-6

contato@paulomarcosconsultor.com.br

(32) 8846-4050

 

 

Resumo de Qualificações

 

  • Consultor Contábil, Fiscal, Tributário e de Gestão desde 01/2006.
  • Atuação como palestrante contratado e convidado em diversas oportunidades em semanas acadêmicas de faculdades e empresas privadas em vários.
  • Principal motivador do GEC – Grupo de Estudos Contábeis entre contabilistas da região da zona da mata mineira.
  • Atuação como facilitador em treinamentos e cursos com duração de médio prazo nos segmentos contábeis e fiscais em empresas de Desenvolvimento de Pessoas,.
  • Participou em 2013 do Livro Consultoria Empresarial da Editora Ser Mais (SP) com um artigo próprio cujo título: Consultoria Empresarial Preventiva.
  • Sócio da empresa FOCCO Consultoria em Negócios, atuando em consultorias in loco em empresas de diversos segmentos especificamente em áreas administrativas e de gestão.
  • Idealizador do site paulomarcosconsultor.com.br com notícias diárias pontuais e filtradas para o cotidiano contábil e administrativo empresarial. E através deste atendo a consultorias online a diversos escritórios contábeis.
  • Idealizador da fan page www.facebook.com/paulomarcosconsultor com mais de 1.300 seguidores.
ENTRE NA REDE FATO!