Desenvolvimento do Hábito de Estudo

Waléria Arruda é Orientadora Educacional e Franqueada do Instituto Kumon em Ubá. Doutora, Mestre e Licenciada em Ciências Biológicas. Foto: Servando Lopes

Estudar pode ser agradável e interessante. Desde criança é importante o desenvolvimento do hábito de estudo diário. Um hábito é uma atitude proveniente de uma decisão que virou um comportamento automático. Quando se estuda todos os dias, você fica menos ansioso quanto às provas, organiza mais seus horários e administra melhor o seu tempo. Hábito é prática. Criar uma rotina de estudos exige persistência e dedicação.

Para a adoção de uma nova prática de aprendizado devem-se levar em conta três pilares importantes: a motivação, a decisão e a ação. A motivação está ligada a um sistema de recompensas. Por exemplo, terminado o estudo, é essencial se dar tempo para divertir com os amigos, fazer cursos extras, desempenhar um esporte, assistir a filmes e séries. A decisão está ligada à motivação, no entanto, é preciso assertividade na mudança de atitude como organização do tempo e disciplina na formação de uma nova rotina, de maneira que ela fique mais agradável e dinâmica. Esses pilares também podem ser adotados pelos pais para o desenvolvimento de um costume diário de estudo com os filhos.

Para estudar é importante ter um cantinho reservado a essa finalidade. Usar sempre o mesmo local facilita a concentração. Evite estudar na cama, pois seu cérebro fará a relação dela com descanso e relaxamento e não com a leitura e o aprendizado. Computadores e celulares são excelentes aliados na busca do conhecimento, no entanto, redes sociais, jogos e filmes podem dispersar extremamente a sua atenção.

Uma das maneiras de desenvolver hábito de estudo é adotar a técnica dos 25 minutos. Escolha uma matéria e se concentre nela por 25 minutos, seja através de leitura ou exercícios. Pare por 5 a 10 minutos para se distrair, faça um lanchinho, ouça uma música, chegue até a janela para respirar e contemplar a paisagem… Volte e pegue outra matéria por 25 minutos novamente. Assim você fica concentrado e absorve o conteúdo com eficiência.

Torne sua leitura mais produtiva destacando as palavras-chave com caneta colorida ou marca texto. Você pode ainda fazer esquemas dos assuntos abordados. Escreva a ideia principal ao lado de cada parágrafo para facilitar a compreensão no momento de rever o conteúdo. Procure fazer comparações entre o assunto que está estudando pela primeira vez e outros que já são do seu conhecimento.

Outra forma interessante é antes de iniciar o estudo de uma matéria como história, geografia ou ciências, ler um pequeno texto e fazer uma breve interpretação, ou então uma pequena lista de exercícios de matemática, isso funciona como um aquecimento para o cérebro e favorece o aprendizado de conteúdos diferentes.

Uma vez tomada a decisão de adotar o hábito de estudo diário, persista em sua nova rotina, mantenha o foco e colha os frutos da sua atitude.“Você se torna bom naquilo que faz com frequência. É uma questão de desejo e dedicação”.

 

ENTRE NA REDE FATO!