Governo do Estado de Minas Gerais faz comunicado oficial sobre carência nas Farmácias Municipais
Por Higor Siqueira

A Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na última segunda-feira (04) a nota de esclarecimento sobre a falta de medicamentos nas Farmácias Municipais, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde – Superintendência de Assistência Farmacêutica. Há dias os usuários do serviço não conseguiam obter alguns tipos de remédios e diante deste problema o comunicado veio para deixar todos a par do que está acontecendo.

Na nota de esclarecimento, foram evidenciados alguns desafios encontrados pelo órgão na aquisição e distribuição dos medicamentos, como a falta de 165 itens por problemas na gestão, a disponibilização de apenas 50 itens para a programação da 1ª distribuição do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e o modelo logístico centralizado não apresentando alternativas de substituição ou melhoria imediata.

Depois de realizadas as constatações, a SAF – Superintendência de Assistência Farmacêutica – enviou esforços para gerar resultados imediatos na reversão do cenário problemático estabelecido. Alguns dos avanços obtidos até o momento:

– Antecipação da data de licitação dos itens faltantes para primeira quinzena de maio/2015;

 – Ampliação dos medicamentos disponíveis para programação da 1ª distribuição do CBAF de 50 para 106 itens;

– Ampliação de 95 para 182 itens com disponibilidade total no elenco estadual de medicamentos;

– Previsão de regularização da distribuição atual de medicamentos para maio/junho.

A nota é finalizada com a declaração de que “é importante reiterar que as dificuldades que contribuem para o desabastecimento estão sendo enfrentadas de forma prioritária para reversão do cenário encontrado. A expectativa é que, em breve, tenhamos resultados positivos e as farmácias do Estado estejam devidamente abastecidas”.

 

ENTRE NA REDE FATO!