Inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento “Uniafro – Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”
Objetivo é instrumentalizar e capacitar os cursistas para que possam trabalhar, dentro da sala de aula, questões para a promoção da igualdade racial

 

 

Estão abertas e vão até o dia 6 de outubro as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Uniafro – Política de Igualdade Racial nounnamed Ambiente Escolar”, que está sendo oferecido gratuitamente pela UFJF na modalidade a distância. São 120 vagas, 96 delas para professores em exercício na rede pública de ensino e 24 para demanda social, com ampla concorrência. A oferta é válida para quatro polos de apoio presencial: Ubá, Juiz de Fora, Cataguases e Governador Valadares.

O curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo como base a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país.  Segundo o coordenador do curso, Robert Daibert Júnior, trabalhar a questão da igualdade racial junto aos professores da rede pública é de fundamental importância para combater o racismo.
“Esse curso é fundamental para conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais visando um novo tempo em que todos entendam que não há nenhuma diferença substancial de uma pessoa para outra em razão da cor da pele. As pessoas são iguais entre si e têm os mesmos direitos. Precisamos combater o racismo e a educação é um elemento fundamental para se alcançar essa meta. Acredito na educação com um elemento transformador da sociedade. Esse curso tem essa bagagem e esse objetivo”.
Robert explica ainda como que os cursistas vão ser capacitados para trabalhar, dentro das salas de aula, questões ligadas à promoção da igualdade racial: “Inserindo essa temática em diferentes disciplinas, como literatura, história ou artes. Os cursistas são instrumentalizados e capacitados para trabalhar, dentro do ambiente escolar, a promoção da igualdade racial a partir de atividades pedagógicas.”
Inscrições
O processo de inscrição é realizado em duas etapas: inscrição online e efetivação da inscrição. A inscrição online pode ser realizada até o dia 6 de outubro, exclusivamente na aba Editais do site do Centro de Educação a Distância (www.cead.ufjf.br). A efetivação ocorre com a entrega dos documentos mencionados no edital no polo em que o candidato concorre, e também por ser realizada até 6 de outubro. A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para 21 de outubro, também no site do Cead.
Edital: http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2014/09/Edital-Alunos-Uniafro-Final-Divulga%C3%A7%C3%A3o_02.pdf
Link para inscrição: http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul
Informações: Assessoria de Comunicação PMU
ENTRE NA REDE FATO!