Lipoaspiração X Lipoescultura
Entenda as principais questões sobre alguns dos recursos estéticos mais procurados da atualidade

Qual a principal motivação para as pessoas procurarem este tipo de cirurgia?

O principal fator que motiva o paciente a realizar a lipoaspiração ou a lipoescultura é a insatisfação gerada pelas gorduras localizadas no abdômen, dorso, coxas e pescoço.

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Lipoaspiração é a cirurgia que realiza a retirada de gordura de uma área limitada através de cânulas com o objetivo de emagrecimento local.  Já na lipoescultura, parte da gordura localizada como a do abdômen, costas e culotes, é lipoaspirada, purificada, concentrada e colocada em áreas que necessitam de maior preenchimento, como glúteos, sulcos da face, seios, entre outros.

A gordura enxertada (introduzida) pode ser absorvida com o tempo?

A gordura que é utilizada na lipoescultura para o preenchimento de outros locais poderá ser absorvida pelo próprio corpo em uma porcentagem que varia de 30% a 100%.

Por que algumas pessoas devem fazer cirurgia de abdômen (abdominoplastia) ao invés de lipoaspiração?

Dra. Thais Souza – CIRURGIÃ PLÁSTICA | Estética e Reconstrutora CRM MG 55066 – RQE 38323 | Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Residência médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG).
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foto: Fotagrafe.

 

A lipoaspiração tem indicações precisas. Quando o abdômen possui um excesso muito grande de pele, ou quando se trata de uma pele estriada – seja por conta da gravidez ou de grandes emagrecimentos – essa pele não terá capacidade de retrair o suficiente com a retirada só de gordura – que é o que faz a lipoaspiração, então a resultante será flacidez local. Haverá, portanto, a necessidade de que a gordura saia junto com a pele, o que é feito através da abdominoplastia.

A lipoescultura/lipoaspiração pode ser realizada com finalidade de emagrecimento?

Ao contrário do que muitos pensam a lipoescultura não é feita para perder peso, pois a mudança se dá na silhueta corporal e não na balança. Os mais beneficiados com esses procedimentos são pacientes que estejam próximos ao seu peso adequado, apresentando acúmulo localizado de gordura ou pacientes com a pele com elasticidade preservada.

Qual o volume máximo que pode ser lipoaspirado?  

A quantidade máxima de gordura removida permitida é de até 7% do peso corporal na cirurgia com técnica úmida (realizada com infusão de solução que diminui o sangramento e anestesia na região) e de 5% na cirurgia seca (sem a infusão da solução), segundo as normas do Conselho Federal de Medicina.

Que tipo de anestesia é utilizada para essa operação?

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural (nas costas) ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas.

Como serão as cicatrizes após a cirurgia?

São cicatrizes mínimas, com cerca de 5 milímetros, muito pouco perceptíveis no pós operatório. Quando possível, são localizadas para que passem despercebidas mesmo nos trajes de banho.

Em quanto tempo se atinge o resultado definitivo?

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, as áreas lipoaspiradas, além de estarem sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos (fibroses) que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o terceiro mês. O edema e a equimose (rouxidão) são mais intensos durante as três primeiras semanas, com resolução paulatina. Um edema residual é mantido até por volta do quarto mês. Com o decorrer dos meses, depois de realizadas as devidas drenagens linfáticas, gradativamente vai se atingindo o resultado final. Cabe ressaltar que nunca se deve considerar como final qualquer resultado antes de seis a nove meses de pós-operatório.

Em quanto tempo é possível retornar as atividades habituais?

As atividades profissionais geralmente são retomadas após 15 dias, já os exercícios físicos após 30 a 60 dias.

Uma gravidez após a cirurgia pode levar a perda do resultado obtido no procedimento?

A mulher grávida apresenta alterações hormonais que favorecem o acúmulo de gordura, o que dificulta a manutenção do resultado de uma lipoaspiração. Sendo assim, a manutenção do resultado é possível se a mulher não apresentar ganho de peso significativo durante a gestação.

*Fonte: drpiva.com.br

 

  • Mamoplastia de aumento – Lipoabdominoplastia
  • Mamoplastia redutora – Ritidoplastia
  • Mastopexia com prótese – Botox
  • Rinoplastia – Preenchimentos
  • Blefaroplastia – Pequenas Cirurgias
  • Lipoescultura

 

Praça 28 de Setembro, 250, sala 906. Edifício Comercial Rio Branco, Centro. Visconde do Rio Branco-MG. Tel.: (32) 3551-5971

ENTRE NA REDE FATO!