Melhor exemplo de liderança: mãe!
Por Alexandra Peron | Foto: Cássio Fotografias
Alexandra Peron

Alexandra Peron .

Uma mãe, assim como um líder, transmite segurança, confiança, senso de justiça, inspira lealdade, é confidente… Dá o exemplo! Ser mãe, assim como ser líder, não é uma mágica ou mistério, mas sim, uma habilidade humana e gerencial alcançável por pessoas comuns.

Assim como ser líder, ser mãe não é uma condição passiva, mas produto de participação, negociação, iniciativa, cooperação, comunicação, envolvimento e responsabilidade. Liderar significa descobrir o poder no ser humano, incentivando a criatividade e autorrealização, assim como exige o extinto maternal.

Como uma mãe, o verdadeiro líder é um indivíduo essencialmente capaz de investir tempo, energia e amor ao futuro de sua organização, e principalmente, de seu pessoal. A essência do comando não está em obter poder, mas em colocar poder nos outros para suas intenções em realidade e sustentá-las ao longo do tempo. Tempo que me traz vivo na lembrança ensinamentos de liderança que aprendi com a minha mãe e compartilho com vocês neste mês tão especial, afinal, acredito que são nas coisas simples e cotidianas que mais aprendemos.

  • TRATE AS PESSOAS COMO QUER SER TRATADO

Essa é uma das lições básicas da vida. É fundamental para todos que pretendem ser bons líderes.

  • RESPEITE OS MAIS VELHOS

Há coisas que só podem ser aprendidas com o tempo, não se encontram em livros. Como líder você deve saber respeitar os que, antes de você, estiveram em seu lugar, para dar exemplo e para aprender com eles.

  • NÃO JULGUE PELAS APARÊNCIAS

Aprender a olhar o interior, a valorizar o que realmente importa, é uma habilidade que todo bom líder deve dominar.

  • RESOLVA OS PROBLEMAS COM NORMALIDADE

Gerenciar as emoções e aprender a gerenciar conflitos são duas lições importantes que aprendi com minha mãe, lições que precisam ser assimiladas a fim de exercer uma liderança eficaz.

  • NUNCA PERCA A ESPERANÇA

Mãe é a pessoa com quem geralmente aprendemos isso. É aquela que sofre com você a sua dor e lhe acompanha para superá-la. Como líder, é preciso ter isso bem presente e transmiti-lo aos demais.

E para terminar, fica em mim a certeza de que o amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível!

ENTRE NA REDE FATO!