Participe da Coleta Seletiva

Informações: Assessoria de Comunicação PMU

 

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana em parceria com a ECP Engenharia e a Reciclau, mantém a Coleta Seletiva na cidade.

Coleta seletivaé o recolhimento de materiais que podem ser reciclados e que são previamente separados nas casas, lojas e fábricas. Em Ubá, é realizada a coleta seletiva de lixo seco desde junho de 2011. Lixoseco é todo o tipo de material que pode ser reciclado, como papel, papelão, plástico, metal, vidro, embalagens tetrapack, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em desuso.

Esses materiais podem ser separados, embalados e preferencialmente depositados nos Postos de Entrega Voluntária, que são os contêineres amarelos distribuídos pela cidade. Esses contêineres são exclusivos para comportar materiais recicláveis, que são recolhidos pelo caminhão e levados à Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Ubá, a Reciclau, onde são separados e vendidos, gerando trabalho e renda para os associados, que antes retiravam o sustento de suas famílias do antigo lixão. A Reciclau conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana na sustentabilidade financeira da Associação. Quer conhecer um pouco mais sobre a Reciclau? O galpão de triagem fica localizado à Rua Manoel Ferreira da Costa, 125, Bairro San Rafael e o telefone é 9963-4437.

É muito importante que o lixo seco e úmido sejam colocados para coleta nos dias certos e o mais próximo possível do horário de passagem do caminhão, para que tenhamos uma cidade mais limpa e melhor para todos.

O cidadão também pode participar da coleta seletiva através do projeto Energisa Cidadã, que concede desconto na conta de energia elétrica ao consumidor que levar materiais recicláveis e óleo usado aos postos de entrega de 8h às 16h. O Energisa Cidadã conta com o apoio da Prefeitura  através da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana.

Confira os dias e locais dos postos de entrega:

– Segundas-feiras: Praça Guido Marlière

– Terças-feiras: Posto de Saúde do Bairro Schiavon

– Quartas-feiras: Pça Gladstone Faria Alvim (Lápis de Cor)

– Quintas-feiras: Praça Engenheiro Jaime Tavares Videira (D.E.R.)

– Sextas-feiras: Entrada do Bairro Pires da Luz

ENTRE NA REDE FATO!