Pretende fazer suas compras pela Internet? Veja como proteger sua senha
Por Rafaela Namorato
rafaela-namorato-2

Rafaela Namorato é Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação, Gestão da Comunicação nas Organizações; pós-graduada em Gestão de Pessoas e Coaching. Uma verdadeira apaixonada pela Internet e pelas mídias sociais. Além disso, é dona do site O Boteco Feminino. Acesse: www.obotecofeminino.com.br

Estamos vivendo uma era em que as compras feitas pela Internet têm ganhado cada vez mais força e adeptos, seja pela comodidade ou pela monstruosa variedade de preços e produtos disponíveis. Hoje é possível adquirir um produto que só existe do outro lado do mundo sem precisar ao menos sair do conforto do seu sofá. Mas como nem tudo que reluz é ouro, e estamos nos aproximando das festas de final de ano onde as compras tendem a aumentar, precisamos ficar bem atentos quando o assunto é segurança.

Por isso, caro leitor, eu te pergunto: quantas vezes você já trocou as suas senhas nos últimos seis meses ou no último ano? Saiba que este é um cuidado fundamental que devemos ter se quisermos resguardar nossas contas e perfis.
O roubo e o uso indevido de senhas por terceiros têm se transformado em uma prática muito comum, infelizmente. Inclusive, graves crimes virtuais já foram cometidos por esta ação também conhecida como Phising.

Através de estratégias cada vez mais sofisticadas, o Phising permite que os bandidos “pesquem” informações pessoais e sigilosas, tais como números de documentos e dados bancários dos usuários da Internet. Uma destas estratégias consiste em se passar por outra pessoa ou instituição confiável e, através disso, coletar dados de pessoas mais desavisadas ou desatentas.

Por isso, tome muito cuidado quando receber algum e-mail solicitando a confirmação de seus dados pessoais ou apenas pedindo que você clique em um determinado link. Na grande maioria dos casos, estes links não levam você a lugar nenhum e acabam instalando espiões em seu computador ou dispositivo móvel. Estes espiões são os responsáveis por capturar e alimentar o banco de dados dos bandidos com as informações que você mesmo fornece. Isto é feito de maneira tão profissional que você nem percebe que algo estranho está acontecendo.

Veja quatro outras dicas que podem ajudar a assegurar que suas compras sejam feitas de maneira tranquila:

1 – Utilize navegadores conhecidos e atualizados e cuide de estar com seu antivírus em dia;

2 – Troque sua senha frequentemente e não utilize senhas fáceis tais como datas, número de telefone ou de documentos, nem números sequenciais;

3 – Evite realizar compras por links vindos de endereços que você desconheça ou que não possuem uma boa reputação na internet. Uma boa medida neste caso é consultar o portal Reclame Aqui e verificar se constam reclamações recorrentes sobre o site escolhido;

4 – Não acesse sites de bancos ou faça compras em e-commerces através de computadores públicos e/ou com conexões Wi-Fi públicas.

No mais, aproveite e faça boas compras!

Até a próxima!

ENTRE NA REDE FATO!