Quando usamos a e quando devemos usar há? – Por Carla Machado

É muito comum ficarmos em dúvida, na hora da escrita, se devemos usar o a com h ou sem h. A regra é bem fácil, vamos a ela:

  • O a sem h deve ser usado quando indica distância ou tempo futuro, vale lembrar ainda que ele é uma preposição, ou seja, serve para ligar dois termos de uma oração.

Alguns exemplos para entendermos melhor:

Ubá fica a 180 quilômetros de Juiz de Fora. (a preposição a liga a informação sobre Ubá à informação sobre Juiz de Fora estabelecendo uma relação de distância).

Ele estará na cidade daqui a dois dias. (a preposição a estabelece uma relação entre o sujeito ele e o tempo que ele estará na cidade, como é tempo futuro, usamos a preposição a para ligar as duas informações).

  • O a com h (há) é verbo impessoal, pode significar existir, e deve ser conjugado sempre na 3ª pessoa do singular, como nos exemplos abaixo:

dois gatos debaixo do carro.

imensos lagos sem água em função da falta de chuva.

Pode ser usado, ainda, para se referir ao  tempo passado, neste caso, tem o sentido de tem ou faz. Sendo assim, na dúvida entre o a sem h e o a com h, tente substituí-lo por um dos outros verbos, se fizer sentido, tenha certeza que o correto é o a com h (ou seja, o verbo há), como nos exemplos abaixo:

Eu sou tia da Julia dez anos e da Luiz dois anos. (Eu sou tia da Julia faz dez anos e da Luiza faz dois anos).

dois minutos ele não tinha chegado. (Faz dois minutos ele não tinha chegado).  – Lembre-se que, neste caso, a palavra atrás fica subentendida, mas não deve ser usada, pois dizer há dois minutos atrás é considerado pleonasmo vicioso já que as duas palavras teriam a função de dar a ideia de passado. Vale lembrar que o pleonasmo vicioso é dar a mesma informação duas vezes de formas diferentes, mas desnecessariamente, como subir pra cima, ou descer pra baixo e vários outros, o pleonasmo, portanto, deve ser evitado.

Aproveitando que estamos falando do A e do Há. Você é capaz de diferenciar o uso do acerca de, a cerca de e há cerca de? Vamos às diferenças:

  • Acerca de corresponde a expressão a respeito de, ou a palavra sobre. Como no exemplo:

A declaração foi acerca das eleições. (A declaração foi a respeito das eleições. A declaração foi sobre as eleições).

  • A cerca de significa perto de, aproximadamente. Vejamos um exemplo:

O tigre ficava a cerca de 30 metros do visitante. (O tigre ficava perto de 30 metros do visitante. O tigre ficava aproximadamente a 30 metros do visitante). Vale lembrar, ainda, que no último exemplo, o a antes de 30 metros é sem h, pois indica distância.

  • Há cerca de significa faz aproximadamente. Um exemplo:

Há cerca de duas semanas ele esteve aqui. (Faz aproximadamente duas semanas que ele esteve aqui).

É importante destacar que estas palavras e expressões são homônimas homófonas, ou seja, têm o mesmo som, mas o significado é diferente, por isso é necessário ficarmos atentos ao seu uso para que nosso leitor não faça uma interpretação errada do nosso texto.

            Abraços e até a próxima.

 

ENTRE NA REDE FATO!