Quem não é visto, não é lembrado – muito menos contratado! – Por Adm Josiane Souza

É perceptível a acirrada competição do mercado para conquistar a preferência do cliente, pois este está bem mais informado e exigente em suas escolhas. Você contrataria um serviço de alguém ou de uma empresa que nunca se ouviu falar? Compraria algum produto sem obter prévia informação? Se você respondeu NÃO a estas simples perguntas, está reafirmando o provérbio português “Quem não é visto, não é lembrado” e muito menos contratado.

Ao fazer nossas escolhas de compra levamos em consideração alguns aspectos como a imagem construída da empresa; as referências obtidas de amigos e/ou de pessoas de confiança e a nossa própria experiência com tal produto/serviço. Para Philip Kotler (Pós-Doutorado em Harvard e considerado pelo Management Centre Europe “o maior dos especialistas na prática do marketing”) os fatores que influenciam o comportamento de compra são: culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Considerando estes apectos, é estrategicamente fundamental evitar os improvisos, por conseguinte deve-se contratar profissionais qualificados para desenvolver sua comunicação com o mercado.

O Dicionário Novo Aurélio define: “Marketing é o conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor”. “Não adianta nada ter a melhor empresa do mundo se ninguém sabe que ela existe. Não adianta investir em equipamentos de ponta, em treinamento de funcionários, em limpeza e organização, visando oferecer melhores serviços, se os clientes não sabem disso”, alerta o gerente de Negócios e Marketing do IQA, Alexandre Xavier. “O empresário tem que saber explorar os seus serviços e as suas qualidades para captação de mais clientes, além de manter os atuais. Se fazer conhecido pelos seus diferenciais”, completa.

Quanto mais conhecida for a sua empresa, maior a probabilidade de atingir resultados positivos e assim reduzir a necessidade de conceder grandes descontos para atrair novos consumidores, por isso, independentemente do tamanho da sua empresa, é muito importante divulgar a sua marca e torná-la lembrança viva em seu público alvo. Anunciar em revista é uma excelente oportunidade de negócio, pois este canal possui amplo alcance, seu público dedica tempo à leitura, há um contato direto com os aspectos visuais como figuras/fotos influenciando o fator psicológico e, claro, contato com outras marcas e anúncios.

Não espere resultados imediatos, mas para se colher bons frutos é necessário “plantar” em um veículo de comunicação confiável e eficaz, com equipe preparada e profissionais qualificados, afinal é a sua marca, o seu nome que está em “jogo”.

ENTRE NA REDE FATO!