Revista Fato realiza pela primeira vez concurso de redação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação|3ª FLITEC
O vencedor do concurso será contemplado com uma bolsa de estudos de inglês na Escola de Línguas CCAA Ubá

Por Higor Siqueira

Com o desejo de promover a prática na escrita e a leitura em alunos do Ensino Médio e Fundamental das escolas

Cartaz oficial do concurso.

Cartaz oficial do concurso.

públicas e particulares da cidade, a Revista Fato! participará neste ano da 3ª FLITEC – Feira Literária e Cultural de Ubá – pela primeira vez com um Concurso de Redação que fará parte da lista de atividades do evento e premiará o dono do melhor texto com um ano de curso de Inglês grátis na CCAA Ubá.

Nesta terceira edição, a feira terá como tema a obra de Vinicius de Moraes e contará com a presença de autores municipais e regionais, palestras, exposições e apresentações artísticas. Para criar um gancho ao tema escolhido, a Revista Fato!, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, escolheu o poema “Soneto de Felicidade”, um dos mais famosos do autor homenageado para ser o tema da Redação.

A iniciativa tem como objetivo motivar os alunos a desenvolverem suas aptidões em redigir textos, o que é muito importante dentro da faixa etária escolhida para participação – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio -, e ainda promover o conhecimento de clássicos da literatura brasileira que são fundamentais para a compreensão de diversos eventos sociais.

Para participar não será necessário que o aluno faça inscrição. Ele deverá apenas ser assíduo nas aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura e entregar a redação aos seus professores até o dia 17 de abril.

A partir daí, os textos serão pré-selecionados levando em consideração alguns critérios de acordo com o regulamento do concurso, como a criatividade, a qualidade do texto e a abordagem dentro do tema escolhido.

Em seguida, as redações serão encaminhadas para uma Comissão Julgadora que avaliará o trabalho dos alunos escolhendo o melhor texto para vencer o concurso. O ganhador será premiado com uma bolsa de estudo em Inglês, com duração de 01 (um) ano, na Escola de Línguas CCAA Ubá.

Escrever é uma arte

Com o passar do tempo, novos produtos tecnológicos, como celulares e computadores, tem tomado o espaço de antigos meios de comunicação e utensílios para registrar escrituras, como livros e cadernos. Essas mudanças vieram com o sentido de ajudar na modernização, mas é necessário não descartar os antigos meios de estudar e escrever.

Pesquisas confirmam que quando escrevemos algo, aquilo se torna mais fácil de ser processado no nosso cérebro, e assim acabamos aprendendo mais, o que não acontece da mesma forma quando lemos no monitor de uma maquina, por exemplo.

E nós da Revista Fato!, como um veículo de comunicação, acreditamos ser de grande importância o desenvolvimento desta habilidade em um estudante. Com isso, criamos a ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação –  setor de Programas Literários – e com a Escola de Línguas CCAA Ubá para a realização do 1° Concurso de Redação dentro da FLITEC.

Para ter acesso ao regulamento você pode acessar o site www.uba.mg.gov.br e para maiores informações ligar no numero (32) 3301-6215.

Boa sorte a todos os alunos.

 

ENTRE NA REDE FATO!