Revista Fato

menu Menu

Fim do outono será de queda nas temperaturas na Zona da Mata e no Campo das Vertentes

De acordo com o Climatempo, alguns municípios podem atingir os 8 ºC de temperatura mínima. Confira a previsão do tempo.

Publicado por: , em 16/06/2020 - Categoria: ZONA DA MATA

Tempo de leitura: 3 minutos

Previsão é de céu nublado a parcialmente nublado em Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata e Campo das VertentesFoto: Roberta Oliveira/G1

A última semana de Outono será de baixas temperaturas nas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

A previsão é que a temperatura mínima chegue aos 8 ºC em alguns municípios e que a umidade relativa do ar aumente em relação à semana anterior.

De acordo com o climatologista, Ruibran dos Reis, uma frente fria passa pela região Sudeste do Brasil nesta segunda-feira (15), e deixa o tempo parcialmente nublado na região.

De acordo com o Climatempo, apesar da chuva fina que caiu sobre Juiz de Fora nesta manhã de segunda-feira (15), não há previsão de grandes precipitações para a região.

A umidade relativa do ar terá um aumento. Antes com mínima em 30%, a expectativa é que a variação seja de 45% a 85% ao longo desta semana.

Como o ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60% a 80%, é importante que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao sol ao final da manhã e início da tarde.

A frente fria vem seguida de uma massa de ar polar, que sopra do oceano em direção ao continente. Conforme o climatologista, não há quedas acentuadas de temperatura, mas o tempo será frio durante o dia e a noite.

A temperatura máxima na região fica entre 24 ºC e 27 ºC durante a semana, com o município de Muriaé podendo atingir os 29 ºC.

Em relação a mínima, os termômetros variam entre 12 ºC e 15 ºC. Barbacena e São João del Rei são as cidades mais frias da região, com mínimas atingindo os 8 ºC e 9 ºC, respectivamente.

Dia a dia

  • Segunda-feira (15): Frente fria passa pela região. Céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 13 ºC e 25 ºC.
  • Terça-feira (16): Massa de ar polar chega nos municípios, seguida da frente fria. Céu parcialmente nublado e sem chuvas. Temperaturas entre 12 ºC e 25 ºC.
  • Quarta-feira (17): Céu parcialmente nublado, sem previsão de chuvas. Temperaturas entre 11 ºC e 26 ºC.
  • Quinta-feira (18): Céu parcialmente nublado, sem previsão de chuvas. Temperaturas entre 10 ºC e 27 ºC.
  • Sexta-feira (19): Céu parcialmente nublado, sem previsão de chuvas. Temperaturas entre 8 ºC e 27 ºC.

Matéria replicada do G1 Zona da Mata.