Revista Fato

menu Menu

5 Mitos relacionados ao clareamento dentário

Publicado por: , em 22/02/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Reprodução Internet

Certamente você já ouviu alguém dizer que fez clareamento dental, certo? É uma técnica pra quem deseja um sorriso branquinho e livre de manchas. O procedimento é pouco invasivo e ainda dá aquele up na autoestima. Mas você também já deve ter escutado algumas informações contraditórias. Pensando nisso, para te tranquilizar, separei alguns mitos que vão te ajudar caso queira fazer o clareamento. Confira!

É proibido o consumo de alimentos pigmentados durante o clareamento: MITO!

Estudos atuais revelam que a pigmentação causada por alimentos e bebidas, não sofre alteração durante o processo de clareamento. Se consumidos e, logo depois, for realizada a escovação, esse feito é reduzido, não sendo necessário o não consumo desses alimentos.

Clareamento enfraquece o dente: MITO!

O gel do clareamento vai agir na dentina, parte mais interna do dente. Essa ação ocorre por difusão do gel.
O esmalte dentário absorve o produto que, em contato com a dentina, vai remover a pigmentação ali presente.

Receitas caseiras como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada e casca de laranja clareiam os dentes: MITO!

Estes produtos citados, não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo e irá realizar, apenas, um polimento da superfície externa do dente (esmalte), podendo causar danos irreversíveis.

Cremes dentais clareadores realmente clareiam os dentes: MITO!

Os cremes dentais branqueadores, possuem pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental, mas por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.Cuidado! Eles são tão agressivos quanto as receitas caseiras.

Carvão ativado clareia dente: MITO!

Como os dois itens acima, o carvão ativado não possui potencial clareador. O que ele causa é uma abrasão no dente, removendo as manchas superficiais. Se usado por muito tempo e com escovas mais duras, pode gerar uma perda do esmalte dentário e isso, será irreversível.

Dr.ª Jamilly Sperandio

Cirurgiã Dentista graduada em Dezembro de 2016 pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz Fora (Suprema), pós-graduada em Endodontia pela Pós Odonto Suprema (2017/2018) e pós-graduanda em Ortodontia (2019 até os dias atuais).