Revista Fato

menu Menu

A importância da rotina no desenvolvimento da criança

Publicado por: , em 20/04/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 5 minutos

É de extrema importância estabelecer uma rotina na educação infantil, proporcionando à criança maior facilidade de organização de tempo, mas ela também pode ser alegre e prazerosa. Confira!

 

Com quanto tempo de antecedência a criança deve acordar para ir à aula?

As crianças devem acordar pelo menos umas três horas antes de irem para a escola para que possam manter uma rotina saudável. Afinal, quando elas levantam cedo podem tomar café da manhã com calma, brincar, ver desenho, fazer outras atividades se for o caso, almoçar e se arrumar. Infelizmente vemos muitas crianças que acordam tarde, tomam café quase no horário de almoço, o que atrapalha na alimentação deste e vão para a escola cheias de energia, assim não conseguem se concentrar, ficam agitadas e apresentam dificuldades de aprendizado e socialização.

Para isso, é preciso que os pequenos tenham um horário fixo de ir dormir, certo?

A rotina não é estabelecida em horário certo, mas sim, em hábitos diários. São tempos, tempo de dormir, de acordar, de almoçar, de fazer tarefas, brincar e entre outros. Uma criança, não deve acompanhar os hábitos de sono dos adultos que dormem depois de dez horas da noite. Ela deve ter sua própria rotina e, para que o sono seja saudável e eficaz, a família deve iniciar o processo de ir dormir com a criança por volta de oito horas da noite.

O que você aconselha que as crianças façam antes de deitar para terem um sono reparador?

O sono é essencial na vida de todas as pessoas, ele permite a reparação do organismo, está relacionado ao crescimento, ao desenvolvimento da memória, da aprendizagem e da imunidade. Por isso as crianças devem dormir cedo e garantir no mínimo oito horas de sono noturno. Porém, muitos pais encontram dificuldades em manter uma rotina de sono saudável para seus filhos, talvez por não se atentarem a algumas coisas como: televisão e us de tecnologias audiovisuais atrapalham o sono tranquilo e agitam as crianças, então devem desligar a TV, celulares e tablets, pelo menos uma hora antes de ir dormir. A família deve criar um ritual do sono, desligando a TV, escovando os dentes, trocando roupa, contando uma história, sempre buscando acalmar o ambiente e demonstrar que agora é a hora de descansar.

E antes de irem para a escola? O que pode ser feito e o que deve ser evitado?

Antes de ir pra escola é importante que as crianças já tenham vivido uma rotina saudável, tome café da manhã com calma, brinque, assista desenho, faça tarefa e almoce. Crianças que ficam a manhã toda no celular, tablet e televisão, costumam chegar à escola muito agitadas, não se concentram e apresenta problemas de sociabilidade. É importante ter limite no uso dessas tecnologias, apesar de dar um descano para a mãe ou cuidadora, fará muito dano na vida da criança. Outro ponto importante é o excesso de atividades extracurriculares, de crianças que não tem tempo de brincar, tem aula de judô, balé, inglês, natação, e não tem uma manhã livre para serem crianças. Isso causa um estresse enorme, gera cansaço, ansiedade e até mesmo agressividade. Fazer nada também é saudável, permite a criatividade, a imaginação.

De que forma o aproveitamento desse intervalo de tempo interfere no rendimento do aluno?

Faz onze anos que trabalho com educação, e se tem uma coisa que aprendi, é que rotina é tudo na vida da criança. Nós, educadores, sabemos perfeitamente quando uma criança não tem rotina saudável. Ela é agitada, possui dificuldade de aprendizagem, dificuldade de concentração, de memória, e muitas vezes é agressiva. Por isso, quando atendo uma mãe, a primeira pergunta que faço é: como é a rotina do seu filho.

Quais problemas você tem tido em relação a isso?

Infelizmente, percebo que a vida das famílias de hoje é muito corrida, trabalham muito e possuem muitos compromissos. Isso leva muitos pais a permitirem que seus filhos durmam e acordem tarde, fiquem tempo demais em frente as telas, além de terem uma alimentação desregulada e com excessos de alimentos ruins. Estas crianças chegam na escola sem noção de tempo, de que existe hora pra tudo, sem limites, agitadas e com problemas de concentração e socialização, enfim acabam por terem muitas dificuldades no processo de aprendizagem. E, ao chamar a família para uma conversa tentamos conscientizar sobre uma rotina saudável, algumas aceitam e buscam mudanças, mas outras não. Aqueles que não mudam a rotina pelos seus filhos, acabam culpando a escola por suas próprias falhas.

Na sua instituição de ensino, você aplica a ”hora da soneca” na educação infantil? Por quê?

Sim, a soneca é essencial para os pequenos, ela permite que o organismo se regenere, revitaliza e aumenta a disposição.

Como vocês trabalham o gasto de energia delas na escola?

Estabelecemos rotina, em que as crianças tem a hora de brincar, de aprender os conhecimentos mais curriculares, hora de aprender brincando, hora de fazer atividade física e desenvolver o corpo e hora do lanche. Nosso espaço físico é um grande aliado, temos uma quadra poliesportiva, campo de grama, piscina e área externa grande, portanto os professores preparam muitas atividades nestes espaços, até mesmo aulas expositivas embaixo da árvore.

Como o excesso de exposição aos celulares, televisão e tabets atrapalham no desenvolvimento da criança?

Crianças que ficam por mais de duas horas ininterruptas em uma dessas mídias possuem dificuldades de concentração, memória, além de se predisporem a problemas de visão, audição, sono, ansiedade, entre muitas nocividades. As famílias devem se conscientizar e limitar o tempo de uso de novas tecnologias. Recebo crianças que possuem dificuldades de socialização e aprendizagem, e, quando questiono a família sobre a rotina da criança, percebo que uma das causas é o excesso de tempo assistindo desenhos, jogando no celular.

Qual dica você daria para os pais que desejam implementar hábitos regulares no dia a dia das crianças?Estabelecer uma rotina, não precisa ser rígida e ao pé da letra, mas a criança deve ter uma noite de sono regular, dormir e acordar cedo, deve passar por etapas ao longo do dia, hora de se alimentar, brincar, ver desenho, fazer tarefas escolares, tarefas domésticas. A família deve se reorganizar e realmente perceber a seriedade de uma rotina saudável. Portanto, comece acordando seu filho mais cedo, oferecendo um café da manhã saudável e encontrando hábitos familiares que estabeleçam laços afetivos. Sinta seu filho, perceba qual melhor horário para, por exemplo, fazer a tarefa escolar, qual momento ele está mais disposto e o ambiente familiar está mais calmo. Perceba qual melhor momento para propor uma atividade física, e nunca exceda em nada.

 

Camila Helena Sá de Oliveira

Pedagoga pela UFV; Pós-Graduada em Ciências Sociais pela UFJF; Trabalha como supervisora educacional no Estado; Diretora Pedagógica do Colégio Pilar.