Revista Fato

menu Menu

A ortodontia vai muito além de corrigir dentes tortos

Publicado por: , em 05/06/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, que pode levar a dor de cabeça, disfunção da ATM (articulação temporo mandibular) e dores na região do pescoço, ombros e costas. Os dentes mal posicionados também prejudicavam na estética do sorriso!

O tratamento ortodôntico vai ajudar não só na correção da posição dos dentes, mas também vai devolver a função correta da mastigação, deglutição e fala!

Apenas seu dentista ou ortodontia poderá determinar se você deverá realizar um tratamento ortodôntico ou não! Será feita uma análise diagnóstica que inclui um exame clínico completo, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias específicas para diagnóstico e planejamento individualizado!

Mas fique atento se você apresentar alguma dessas alterações e procure o ortodontista o mais rápido possível!

 

Não existe idade certa para começar usar aparelho. Desde criança até os mais velhos, todos podem usar. O que muda é a finalidade proposta para cada caso.
Mas o ideal é que por volta de 6/7 anos de idade TODOS façam uma avaliação com um ortodontista.

Crianças podemos e devem (se necessário) usar aparelho mesmo antes do término da troca de todos dentes decíduos (de leite). Existem alterações que necessitam ser corrigidas ainda em fase de crescimento da criança.

O tratamento ortodôntico e/ou ortopédico em crianças cria um leque de possibilidades de melhorias no desenvolvimento esquelético (ósseo) e dentário da criança, como por exemplo: projeção acentuada ou deficiência da maxila ou mandíbula; preservar ou ganhar espaço para a correta erupção (nascimento) dos dentes permanentes, correção da postura da língua, eliminação de hábitos parafuncionais (como chupar dedo ou chupeta).

 

Aparelho ortodôntico NÃO causa cárie nem manchas nos dentes! O que acontece é que com o uso do aparelho, acontece um maior acúmulo de alimentos e necessita de uma escovação adequada! Então alguns pacientes descuidam da higiene, deixando acumular placa bacteriana sobre os dentes e consequentemente surgirá manchas e cáries!

Existem vários tipos de aparelho, confira!

Na nossa próxima coluna falarei especificamente sobre cada um deles.

Dr.ª Daíra Barros Saraiva

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema em 2010; Especialista em Ortodontia; Pós graduação em Harmonização Orofacial; Pós graduação em Cirurgia Oral Menor.