AAMEI – promove 6º Encontro de Sanfoneiros
Evento é realizado na Praça de Esportes do Clube Itararé, em Tocantins

Por Natália Meireles

Fotos: Arquivo Pessoal

Bandeira do Encontro de Sanfoneiros.

Fundada em 2005, a Associação de Amigos da Melhor Idade (AAMEI) é responsável por realizar anualmente, na cidade de Tocantins, o Encontro de Sanfoneiros. Este ano, o evento aconteceu no dia 8 de julho, na Praça de Esporte do Clube Itararé e alcançou a sua 6ª edição.

Importante destacar que a Associação foi criada para apoiar e incentivar o lazer dos idosos e, para isso, realiza um baile do grupo sempre aos domingos. Atualmente a AAMEI tem como presidente a senhora Maria Nilda Navarro, que conta com a parceria dos demais membros da diretoria e de voluntários para as realizações da instituição.

Dona Maria Nilda Navarro (de branco) e alguns integrantes da Associação de Amigos da Melhor Idade – AAMEI .

O Encontro de Sanfoneiros surgiu da paixão da presidente pela música. “A senhora Maria Nilda realizava em seu sítio um encontro que já reunia alguns sanfoneiros. E foi daí que veio a ideia de juntar a turma toda para o encontro. E deu certo! Já estamos na 6ª edição e contamos com a presença de sanfoneiros de toda a região”, ressalta o contador e voluntário da AAMEI, Wanderley Seldeira.

O voluntário explica que o Encontro de Sanfoneiros é também uma forma de resgatar uma cultura que já vinha sendo esquecida por muitos. “A cada edição percebemos que os sanfoneiros estão participando mais, inclusive, recebemos caravanas de diversas cidades da região”, comemora. Mais de 850 pessoas de todas as idades participaram dessa edição do Encontro; entre elas, cerca de 80 participantes eram músicos. “Com o crescimento do evento nós tivemos que escolher um lugar maior e, então, optamos pela Praça de Esportes do Clube Itararé. Além de ser bem mais espaçoso, o que permite que a turma dance à vontade, o clube também é de mais fácil acesso”, comentou Wanderley, enfatizando em seguida que o evento é gratuito e aberto ao público.

A programação do evento, que começou às 15 horas, contou com a apresentação do Grupo Raízes, que levou ao público músicas tradicionais; logo em seguida, foi a vez dos sanfoneiros darem um show. E, para encerrar com chave de ouro, o Encontro de Sanfoneiros contou com a participação do cantor Zé Carlos, ‘O baixinho’, que colocou todo mundo para dançar ao som dos seus teclados.

Integrantes do evento.

A presidente da AAMEI, a senhora Maria Nilda, faz questão de demonstrar sua paixão pelo evento. “Eu amo todos os sanfoneiros. A habilidade, o carinho, a união, a amizade de cada um é o que mais me enche de orgulho em defender essa bandeira. Esse convívio e encontro me faz muito feliz”, ressalta.

O senhor Dário Joseli de Sousa, que prestigiou o evento pela terceira vez, também elogia a iniciativa. “O que mais me chamou atenção foi a humildade dos sanfoneiros. É muito bom participar, pois nos divertimos e vemos todos alegres”, explica.

Wanderley conta que a 6ª edição superou todas as expectativas. “Ficamos muito satisfeitos. Esse ano recebemos a visita de caravanas de locais bem distantes, as quais ainda não tinham participado anteriormente, como é o caso da cidade de Rosário da Limeira. E não podemos nos esquecer da participação constante dos nossos amigos das cidades vizinhas”, finaliza.

ENTRE NA REDE FATO!