Revista Fato

menu Menu

Alinhadores Invisíveis: O que são e como funcionam?

Publicado por: , em 08/10/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Os alinhadores são placas transparentes e com certa elasticidade. Esse tipo de aparelho não utiliza bráquetes e fios metálicos, por isso são mais estéticos. O planejamento de cada caso é feito de modo digital, seguindo um escaneamento dos dentes do paciente, dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida, com o uso de um programa de computador.

Eles são indicados para vários tipos de tratamentos, mas para alguns casos, o tratamento se torna longo demais, inviabilizando o uso de alinhadores.

O tratamento com esse tipo de aparelho apresenta inúmeras vantagens, entre elas, o fato de ser removível, ser extremamente discreto e o melhor, o tratamento geralmente é mais rápido.

Muitos perguntam: “ Como pode uma placa tão delicada movimentar os dentes?”
Os movimentos são todos planejados virtualmente e as placas são confeccionadas fazendo pequenos movimentos (1mm em média). Cada placa tem o formato final desejado para aquele momento do tratamento. Quando inseridas na boca, essas placas são maleáveis o suficiente para encaixar e começam a exercer uma força para voltar para o seu formato original, com isso movimentam o dente.

As placas são trocadas em média a cada 7 ou 15 dias, dependendo do planejamento inicial.

Ah, e sabe aquele receio de não saber como o seu dente vai ficar? Então, com os alinhadores isso não acontece! Você já consegue ver o resultado final, virtualmente, antes mesmo de começar o tratamento. Não é demais?!

Se quiser saber mais sobre os alinhadores, me manda uma mensagem no direct do Instagram que eu terei o maior prazer em responder!

Dr.ª Jamilly Sperandio

Cirurgiã Dentista graduada em Dezembro de 2016 pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz Fora (Suprema), pós-graduada em Endodontia pela Pós Odonto Suprema (2017/2018) e pós-graduanda em Ortodontia (2019 até os dias atuais).