Revista Fato

menu Menu

Artrose nos dedos do pé

Publicado por: , em 16/11/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

A artrose é um doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem que reveste o osso. Dessa forma, aumenta-se o atrito na articulação ao se fazer o movimento ocasionando dor e limitação.

O pé também pode ser acometido por essa doença, sendo que um dos locais mais comum de artrose é a primeira articulação metatarsofalangena, ou seja, a articulação do hálux (dedão do pé). A causa desse desgaste da articulação é geralmente multifatorial e os principais fatores envolvidos são traumas locais, formato da pisada, alterações anatômicas no primeiro dedo e doenças sistêmicas ( artrite reumatóide).

Essa doença ocorre em estágios e com a sua progressão os sintomas se agravam limitando à qualidade de vida do paciente. Inicialmente, o paciente relata dor no primeiro dedo do pé, principalmente ao caminhar descalço e com calçados mais moles, e com o avançar dessa patologia a dor se torna cada vez mais frequente e limitante. Além disso, no começo o paciente pode não notar uma perda do movimento do hálux, mas com a progressão essa articulação fica rígida.

O tratamento da artrose do hálux depende principalmente em qual estágio da doença o paciente se encontra. Nos estágios iniciais da doença, o tratamento pode ser com mudança do tipo de calçado, medicamentos e modificações de alguns hábitos. Em casos mais avançados a cirurgia torna-se uma opção, sendo que mesmo nesses casos o tratamento precoce permite a realização de cirurgias menos agressivas e que preservam o movimento dessa articulação.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.