As vantagens e aplicações do Porcelanato

Danielle Filgueiras – Designer de Interiores e Produtos, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós graduada em Design de Interiores pelo IPOG BH, Especialista em Design de Interiores pelo Instituto Politécnico Di Milano na Itália, gradua Engenharia Civil e comanda o Escritório – Loja Empório Design.

O porcelanato é um material cerâmico com alta tecnologia, baixa absorção de água e grande resistência. Normalmente é utilizado como acabamento de piso e parede, mas você sabia que ele também pode ser empregue em bancadas?

Embora muita gente não saiba, o porcelanato tem diversas aplicações, podendo ser utilizado em bancadas de locais como banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de churrasqueira e até mesmo nas chamadas cubas esculpidas, cuja pia é feita do próprio material da bancada escondendo o ralo e, consequentemente, o escoamento da água.

As bancadas produzidas com porcelanato se assemelham as de pedras sintéticas como Silestone e Marmoglass. A grande diferença está no valor, tendo em vista que uma bancada de porcelanato custa bem menos do que a de pedra sintética.

Com a diversificação de medidas da referida matéria-prima, é possível escolher peças que quase não apresentem emendas em suas juntas ao detalhar no projeto. Para isso, é preciso empregar o tamanho adequado de acordo com as medidas.

A bancada de porcelanato pode ser instalada sobre uma base de alvenaria, concreto ou uma estrutura metálica. Se bem projetada, torna-se resistente e duradoura. Existem empresas capacitadas para executar esse tipo de serviço, pois o pedreiro que nunca trabalhou produzindo uma bancada desse tipo, corre o risco de não executá-la com perfeição. A dica é procurar um profissional habilitado, por ser um processo delicado de montagem. Já a instalação pode ser feita perfeitamente pelo pedreiro da obra.

Estas são algumas dúvidas frequentes sobre o uso do porcelanato:

– Pode apoiar panelas quentes na bancada? Sim!

– É Resistente? Sim!

– Se riscar? Pode ser polido novamente!

– E a limpeza? É bem prático e de fácil higienização.

Portanto, na hora de escolher a matéria-prima em determinados pontos de sua casa, o porcelanato pode ser uma ótima opção, dando um toque de bom gosto e praticidade ao ambiente.

 

ENTRE NA REDE FATO!