Revista Fato

menu Menu

Benefícios da Castração de Cães e Gatos

Publicado por: , em 21/05/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Cãozinho Hulk recebendo alta após a castração.

A cirurgia de castração dos animais domésticos é um procedimento muito recomendado por médicos veterinários e traz inúmeros benefícios a saúde dos animais. É a medida mais segura e eficaz para o controle populacional.

A cirurgia é realizada com o animal em jejum, sob efeito de anestesia geral, o que torna o procedimento indolor. Durante o procedimento os órgãos reprodutivos dos animais são retirados e com isso os níveis de hormônios da reprodução na corrente sanguínea diminuem.

Cadela Pretinha se recuperando após cirurgia.

O mais recomendável é castrar as fêmeas antes do primeiro cio, o que não significa que, caso esse cio já tenha acontecido, não exista mais vantagem em castrar. A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumor de mama, portanto é mito a teoria popular que diz que o animal precisa ao menos de uma cruza para que não venha a ter câncer. O que o previne é a castração.

A castração também previne que os animais contraiam doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero em fêmeas). Tumores perianais, estimulados pela testosterona, também são raros em cães castrados entre 7 e 8 meses de idade.

Cadela com tumor de mama e piometra.

Útero com piometra e nódulo mamário após cirurgia.

Outros benefícios da castração são: evitar a procriação e crias indesejáveis, evitar a gravidez psicológica, melhorar o comportamento indesejado por alguns tutores como o instinto do cão fazer xixi em todos os cantos da casa. Diminui também o risco de fugas, previne brigas, evita propagação de doenças graves e aumenta a expectativa de vida.

Cadela um ano após cirurgia.

Vale ressaltar que a cirurgia de castração só pode ser realizada por médicos veterinários. Antes do procedimento, o animal precisa passar por uma avaliação pré-operatória e após o  procedimento, é necessário fazer repouso, usar uma roupa pós-operatória e tomar alguns medicamentos  até dia  da retirada de sutura.

Dr.ª Joyce Caldeira

Médica Veterinária em Clínica Veterinária em Pet Shop Amor Animal; Pós Graduada em Clínica e Cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas de pós graduação. Graduada em Medicina Veterinária pela UNIPAC de Juiz de Fora.