Revista Fato

menu Menu

Cansaço não é procrastinação

Não se culpe por não ter energia para fazer tudo o tempo todo!

Publicado por: , em 02/12/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Quando somos levados a confundir cansaço com preguiça, podemos nos culpar e esse autojulgamento não nos ajuda a sair do lugar.

É preciso parar de nos responsabilizar pessoalmente por problemas que são maiores que nós, e parar de direcionar para nós mesmos a raiva que sentimos por “não dar conta”. 

Existe procrastinação? Claro. Mas muitas vezes, a falta de energia que sentimos para lidar com nossas tarefas, projetos e negócios não tem nada a ver com procrastinação ou preguiça.

Afinal, todos nós sentimos muito medo do fracasso. Por isso, muitas vezes nem começamos. Entretanto, precisamos ter muito cuidado para não confundir essas duas palavras. Porque nosso olhar está colonizado para ir exatamente por esse caminho.

Reconhecer nossa realidade, nossos limites e nossas possibilidades são essenciais pra que a gente consiga combater esse ideal de “sucesso” e “produtividade” que é imposto pela sociedade e que é internalizado por cada um de nós.

É esse mesmo autoconhecimento que nos ajuda a entender que descansar não é preguiça ou procrastinação. É direito.

Pense bem nisso, se puder e quiser descansar, descanse sem culpa. E se não puder, pegue mais leve com você mesmo no dia a dia.

Marcela Corbelli

Graduada em Psicologia; Atua na clínica em Ubá há cerca de 13 anos. É Pós graduada em Gestão de Pessoas e Psicanálise com crianças e adolescentes (em andamento). É Casada e mamãe de três filhos (Lorena, Otávio e Lívia).