Revista Fato

menu Menu

Combinação de Cores

Publicado por: , em 07/02/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 4 minutos

As misturas de cores estão em alta na temporada, o tie dye e degradê estão com tudo, mas, em especial, as combinações ousadas de tons vibrantes têm conquistando os corações, a exemplo do mix de cores em blocos bem delimitados chamado color block.

Essa badalada tendência que costuma gerar dúvidas em como usar, foi bem popular no início dos anos 60 e final dos 80, e vem se fortalecendo a cada estação. O color block consiste basicamente em montar uma produção misturando tons fortes e chamativos, a proposta é alegre, original, cheia de personalidade e tem muito a somar no seu visual. Então, que tal aprender a montar essas e muitas outras ideias para usar todas as cores que existem no seu closet?

Os tons mais vivos são essenciais nas peças de verão e, já que a estação pede essa mistura, chegou a hora de você se aventurar por combinações irresistíveis que vão deixar o seu look do dia muito mais interessante! Pode ir se preparando para exercitar a junção de cores e usar muuuuito amarelo, pink, vermelho, azul, roxo e verde!

Uma boa dica para começar é apostar em uma roupa de base lisa para que os tons fortes do color block possam brilhar sem risco de carregar o visual. Solte a criatividade na hora de escolher as cores, inclusive, vale brincar com os neons, que continuam em alta na sua versão mega chic. Mas, se você não é muito fã de opções chamativas, o mix de tons pasteis também funciona nessas dicas, dando um ar mais leve e delicado à produção.

Existem técnicas simples para não errar e começar aderindo aos poucos a essas combinações fashionistas, até conseguir mergulhar de cabeça na tendência. Dica 1: Look monocromático e tom sobre tom consiste em escolher uma cor ou variações da mesma e montar o look todo com elas, assim fica difícil errar. Você pode usar texturas e acessórios para não deixar a produção sem graça. Essa é uma junção muito elegante que pode alongar e afinar a silhueta.

Dica 2: Para começar a variar, o laranja é a aposta certa! O tom cítrico é uma das cores mais vibrantes em alta, combina perfeitamente com o clássico e tradicional bege, se você preferir não arriscar. Mas, se quer um resultado super diferente, vale combiná-lo a outras cores quentes, como o pink e o vermelho e, ainda, com o azul turquesa, que traz um resultado maravilhoso. Pareceu ousado? Então pode ir pra frente do espelho conferir!

Dica 3: Neon! Outra febre da temporada, que, mixado a diferentes tons de fluorescente, preto, branco ou até com as candy colors, pode transformar seu look! Uma alcinha, acessório ou sandália neon, tem o poder de mudar uma roupa neutra.

Dica 4: Se você já gosta de misturar as cores, vou te ensinar um truque para não errar nas combinações: o círculo cromático! As cores complementares são as opostas no círculo e combinam lindamente, as análogas são as vizinhas e possuem uma bela harmonia entre si, resultando em uma produção muito elegante.

Dica 5: Combinação em tríade! Para looks mais alegres e informais, vale unir as três cores que têm a mesma distância entre si no círculo cromático. Dê uma olhada no armário e junte as peças desses tons, elas podem compor uma produção maravilhosa de verão!

Na dúvida em qualquer uma das dicas, sempre misture a cor que você deseja com um tom neutro. A camiseta branca ou saia preta podem dar segurança para não exagerar nas combinações. Além das roupas, uma boa pedida pode ser investir em acessórios de tons vivos, como bolsas e sapatos. Eles dão um up ao visual e somam mais uma informação de moda ao seu look fashionista.

Espero que tenham gostado das dicas e que consigam usar muitas combinações de cores! Estou à disposição no insta @roseslaibibrand para responder todas as dúvidas e ajudar no que precisar. E para finalizar, salvem o melhor amigo das combinações, o círculo cromático, ele serve para ser seu ajudante na hora de escolher o look do dia!

Com carinho, Rose Slaibi

Rose Slaibi

Bacharel em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e formada em Design de Moda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tenho especialização em Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, Estilismo e Consultoria de Imagem. Recentemente, em agosto de 2018, me atualizei das tendências em Londres, Inglaterra, fiz o curso de Trendsand Design na UniversityoftheArts London (UAL).