Revista Fato

menu Menu

Como gerenciar ansiedade x isolamento durante a quarentena?

Publicado por: , em 17/04/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de covid-19 uma pandemia global, muitos de nós, mesmo aqueles que não foram infectados pelo vírus, optaram por ficar de quarentena em casa, dessa forma, planos de viagem cancelados, isolamento indefinido, pânico por recursos escassos e sobrecarga de informações podem ser um gatilho para a ansiedade e sentimentos incontroláveis. Por isso, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a sobreviver a pensamentos negativos sobre esse momento incerto.

  • Renomeie: “Estou preso por dentro” para “Finalmente posso me concentrar em minha casa e em mim”

Por mais sombrio que o mundo possa parecer agora, pense na política de trabalho em casa como uma oportunidade de reorientar sua atenção do externo para o interno. Fazer uma coisa produtiva por dia pode levar a uma atitude mais positiva. Concentre-se em tarefas evitadas há muito tempo, reorganize ou crie algo que sempre desejou. Aproximar-se de uma mentalidade de se sentir preso só vai estressá-lo ainda mais. Essa é sua chance de diminuir a velocidade e se concentrar em si mesmo.

Mantenha-se próximo da sua rotina normal

Tente manter alguma aparência de estrutura dos dias anteriores à quarentena. A adesão à sua rotina normal não apenas manterá você ativo e menos propenso a espiral, como será mais fácil se reajustar ao mundo exterior quando for a hora de voltar ao trabalho.

  • Evite ficar obcecado com a cobertura interminável do coronavírus

Liberar o seu dia das obrigações sociais ou de trabalho lhe dá tempo de sobra para ficar obcecado e, se você tem tendência a consultar o Google para cada coceira e espirro, pode estar pesquisando demais a pandemia.

Um lar caótico pode levar a uma mente caótica

Com toda incerteza acontecendo fora de sua casa, mantenha o interior organizado, previsível e limpo. A criação de zonas mentais para atividades cotidianas pode ser útil para organizar seu dia. Exemplo: tente não comer na cama ou trabalhar no sofá – assim como fazia antes, coma na mesa da cozinha e trabalhe em sua escrivaninha. O afrouxamento desses limites apenas atrapalha sua rotina e pode tornar o dia muito longo. Além disso, uma casa desordenada pode fazer com que você se sinta desconfortável e claustrofóbico em seu ambiente, portanto, mantenha-o arrumado.

  • Inicie um novo ritual de quarentena

Com esse tempo “extra”, por que não fazer algo especial durante a quarentena? Por exemplo, talvez você possa começar um diário para anotar pensamentos e sentimentos os quais irá refletir mais tarde. Ou então, faça uma caminhada regularmente, leia um livro. Ter algo especial durante esse período ajudará você a aguardar ansiosamente cada novo dia.

Use os recursos on-line como uma opção para conversar com um profissional se sua ansiedade se tornar incontrolável

Muitos psicólogos licenciados estão oferecendo atendimento on-line em plataformas de chamada de vídeo. Lembre-se de procurar ajuda se sua ansiedade estiver atingindo em proporções incontroláveis ​​sem ajuda profissional.

Por fim, lembre-se: abandonar ilusões de controle e encontrar paz no fato de que você está fazendo sua parte para “achatar a curva” certamente criará força mental para combater a situação estressante que o mundo inteiro está enfrentando.

Revista Fato