Publicado por: Dr.ª Jamilly Sperandio, em 15/01/2021 - Categoria: COLUNAS
Tempo de leitura: 2 minutos
Imagem: Internet
Há diversos tipos de aparelhos ortodônticos no mercado, desde os mais básicos até os mais avançados, para todos os tipos de necessidade.
Com o avanço da ortodontia, usar aparelho ficou mais fácil, menos sofrido e até a estética melhorou.
Hoje temos opções para quem deseja tratamento rápido, para quem quer um pouco de estética e até para quem não quer aparecer usando aparelho.
Entre os aparelhos mais comuns no mercado hoje temos:
Aparelho fixo metálico: É o tipo mais comum, prata com borrachinhas que podem ser coloridas ou transparentes. É composto pelos bráquetes metálicos, fios e ligaduras. A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A manutenção tende a ser tranquila, mas dependerá da disciplina do paciente.
Aparelho fixo de Poly Safira: Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longas distâncias. Sua maior vantagem é estética, quanto ao tempo de tratamento, é o mesmo do aparelho convencional.
Aparelho fixo autoligado: O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.
Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Além disso, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento bem mais rápido.
Alinhador invisível: Trata-se de uma placa transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica.Nesse sistema de tratamento, as placas são flexíveis e resistentes para desempenhar as forças leves e contínuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.
O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso, além de ser um tratamento geralmente mais rápido quando comparado ao aparelho tradicional.