Revista Fato

menu Menu

Conheça os tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos e suas vantagens

Publicado por: , em 15/01/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem: Internet

Há diversos tipos de aparelhos ortodônticos no mercado, desde os mais básicos até os mais avançados, para todos os tipos de necessidade.

Com o avanço da ortodontia, usar aparelho ficou mais fácil, menos sofrido e até a estética melhorou.

Hoje temos opções para quem deseja tratamento rápido, para quem quer um pouco de estética e até para quem não quer aparecer usando aparelho.

Entre os aparelhos mais comuns no mercado hoje temos:

Aparelho fixo metálico: É o tipo mais comum, prata com borrachinhas que podem ser coloridas ou transparentes. É composto pelos bráquetes metálicos, fios e ligaduras. A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. A manutenção tende a ser tranquila, mas dependerá da disciplina do paciente.

Aparelho fixo de Poly Safira: Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longas distâncias. Sua maior vantagem é estética, quanto ao tempo de tratamento, é o mesmo do aparelho convencional.

Aparelho fixo autoligado: O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.

Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados aos do modelo convencional. Além disso, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento bem mais rápido.

Alinhador invisível: Trata-se de uma placa transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica.Nesse sistema de tratamento, as placas são flexíveis e resistentes para desempenhar as forças leves e contínuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.

O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso, além de ser um tratamento geralmente mais rápido quando comparado ao aparelho tradicional.

 

 

Dr.ª Jamilly Sperandio

Cirurgiã Dentista graduada em Dezembro de 2016 pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz Fora (Suprema), pós-graduada em Endodontia pela Pós Odonto Suprema (2017/2018) e pós-graduanda em Ortodontia (2019 até os dias atuais).