Contabilidade Pública: como andas?

Paulo Marcos Marques Roque – Contador; consultor tributário; professor de graduação no curso de Ciências Contábeis.

Nesta oportunidade vamos levantar na coluna Contabilize uma área da contabilidade de suma importância e que é uma das mais atuais, a Contabilidade Pública. E para entendermos melhor desse ambiente, conversei com a contadora e especialista em Gestão Pública, Gloria Aparecida Rodrigues dos Santos. Confira as questões deliberadas a seguir.

PM: Diante do cenário político nacional, qual o perfil ideal para quem deseja atuar na área de Contabilidade Pública?

GA: Apesar de um cenário político desestimulante aos novos profissionais, onde se apresentam muitos casos de corrupção, vale ressaltar que o contador é extremamente importante na transformação de um novo contexto. O perfil que se espera de um profissional na área pública não se diferencia daquele que trabalha na área privada no sentido de ser ético, comprometido e responsável. Um dos pontos marcantes é que o contador público é generalista e não específico como vimos na área privada, onde temos atuação em segmentos característicos. É um profissional pluralista, pois incorpora todos os conhecimentos relacionados à administração pública. Logo, o contador da área pública precisa se preparar para ser um profissional completo, daí a necessidade de constante aperfeiçoamento.

 PM: O mercado de trabalho na área pública apresenta grande expansão, uma vez que a figura do contador vem sendo peça importante para a tomada de decisão dos gestores públicos. Além do cargo de contador da instituição, em qual área o profissional formado em contabilidade pode atuar?

GA: A atuação do profissional formado em contabilidade na administração pública é muito ampla, além do cargo de contador, o profissional poderá exercer suas atividades nas áreas de auditor, controlador, perito contábil, analista financeiro, agente de arrecadação, dentre outros. Ou seja, trata-se de um mercado muito promissor e com bons ganhos.

PM: Qual a importância do contador no controle social da gestão pública?

GA: A contabilidade é responsável pela geração e divulgação dos dados aos cidadãos, assim, não é somente registrar e acompanhar a entidade, mas também oferecer dados para as tomadas de decisões e prestações de contas vinculadas ao controle social. As informações geradas pela contabilidade são de grande interesse para a sociedade, haja vista que esta é a grande financiadora das ações governamentais através dos pagamentos de seus impostos.

PM: Quais os desafios enfrentados pelo profissional de contabilidade à frente da administração pública?

GA: A Contabilidade Pública passa por transformações decorrentes do processo de convergência dos padrões nacionais aos internacionais. Sendo assim, na medida em que essas novas práticas são introduzidas no âmbito público, algumas mudanças começam a surgir na estrutura organizacional impulsionando o contador a permanecer em constante atualização quanto a normas e leis que regem suas atividades. Isso sem falar no impacto dos avanços tecnológicos no dia a dia da profissão.

 PM: Qual a sua mensagem aos futuros contadores que pretendem seguir a carreira pública?

GA: A profissão contábil é uma das mais promissoras no mercado de trabalho, sendo considerada quase 100% de empregabilidade no Brasil. A cada dia as organizações públicas demandam mais profissionais generalistas que contribuam para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural da sociedade, que sejam profissionais autodidatas, detentores de amplo portfólio de conhecimento e conscientes da contínua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administração Pública. Somos responsáveis pela evidenciação dos atos e fatos contábeis, além disso, desempenhamos o importante papel de proteger a sociedade, oferecendo às pessoas transparência e atuando no combate a atos de corrupção e lavagem de dinheiro.

ENTRE NA REDE FATO!