Revista Fato

menu Menu

Dermatite seborreica (DS)

Publicado por: , em 15/03/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Na coluna deste mês, nós vamos conversar sobre a Dermatite Seborreica,  que é uma doença da pele mais conhecida pelos nomes de seborréia, caspa ou eczema. Aprenda sobre suas causas, sintomas e tratamento.

Pediatric Dermatology. 2008, Elsevier Limited. Howard B Pride, MD. Albert C Yan, MD. Andrea L Zaenglein, MD.

 

O QUE É?

FITZPATRICK’S COLOR ATLAS AND SYNOPSIS OF CLINICAL DERMATOLOGY SIXTH EDITION. 2009. The McGraw-Hill Companies.

É uma doença inflamatória da pele que causa descamação e vermelhidão no rosto, em áreas como sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas. Pode aparecer também no couro cabeludo e causar coceira ou ser uma possível causa de perda de cabelo (alopecia). Pode também surgir no tórax, ou seja, qualquer área do corpo mais oleosa!

QUEM É ACOMETIDO?

Acomete homens e mulheres desde bebês e crianças até idosos! Possui dois picos: o primeiro, nos três primeiros meses de vida, e o segundo, a partir da puberdade, até os 40 e 60 anos de idade. DS não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. No adulto, DS tem caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

CAUSADA POR QUE?

Pode haver vários fatores que a causam, como genético e ambientais (presença de um fungo –Malassezia sp. na pele, alergias, estresse emocional, baixa temperatura, álcool, remédios e excesso de oleosidade).

Referência: Sampaio ALB, Mameri A, Jeunon T, Ramos-e-Silva M, Nunes AP, Carneiro S. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1061-74.

COMO TRATAR?

O tratamento é realizado após o diagnóstico correto pelo dermatologista, com cremes ou pomadas e xampus específicos, por exemplo. Remédios por via oral também podem ser administrados, principalmente em caso de DS extensa e refratária a medicações tópicas. Alguns cuidados especiais tornam o tratamento mais fácil: evitar banhos quentes, lembrar de enxaguar corretamente os cabelos para não acumular resíduos de xampus e condicionadores, enxugar-se bem após o banho e preferir o uso de roupas leves (de algodão, por exemplo. Já que tecidos sintéticos costumam reter suor e piorar o quadro). Converse com sua dermatologista e cuide da sua saúde!

 

 

 

 

 

 

Dra. Sumaia Jacob

CRMMG 64197 / RQE 49293

 

Sumaia Jacob

DERMATOLOGIA CLÍNICA – TRICOLOGIA – COSMIATRIA Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) Doenças dos Cabelos e Unhas (Tricologia e Onicoses) pela TricoMed- Núcleo de Pesquisa e Aperfeiçoamento Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (2014). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em DERMATOLOGIA. POSSUI TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA. MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD) E MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA (SBCD). SUMAIA SOARES JACOB