Revista Fato

menu Menu

Dor no calcanhar: o que pode ser?

Publicado por: , em 06/10/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Imagem: Internet

A dor no calcanhar é uma das queixas mais frequentes no consultório ortopédico. A principal causa dessa dor é uma inflamação no tendão do calcâneo ou tendão de Aquiles. Essa estrutura é um dos tendões mais fortes do corpo sendo formado pela musculatura da panturrilha e terminando no osso do calcâneo. A sua principal função é promover o impulso ao realizar caminhadas e corridas.

Alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolver essa inflamação. Os principais são tipo de pisada, obesidade, uso de calçados inadequados e excesso de exercício físico. A inflamação no tendão de Aquiles pode acometer dois locais diferentes. A dor pode se localizar ao longo do tendão ou a inflamação pode se concentrar onde o tendão se insere no osso do calcâneo. Essa segunda forma é muito comum e em casos avançados, produz uma proeminência óssea dolorosa que é frequentemente relatada como esporão.

O paciente com dor no calcanhar deve procurar um ortopedista especialista para o mesmo avaliar a causa e indicar o melhor tratamento, que pode variar medicação, modificar os fatores causadores (por exemplo: tipo de pisada), fisioterapia e até mesmo cirurgia.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.