Revista Fato

menu Menu

Educação em tempos de pandemia

Publicado por: , em 14/01/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem: internet

Há exatamente dez meses, as escolas de todo país fecharam suas portas para a entrada de seus alunos. Em poucas horas, professores tiveram que refazer seus planejamentos e ministrar suas aulas em um processo desconhecido para a grande maioria dos docentes.

Mesmo sabendo que as crianças desde cedo já estão em constante contato com o meio digital, essa ferramenta não foi suficiente para atrair a atenção e ganhar o gosto dos discentes.

 Os benefícios do contato físico encontrados no ambiente escolar jamais poderão ser substituídos, por isso é importante apoiar os filhos sem minimizar o trabalho realizado pelos professores. A reorganização da rotina familiar também passou a ser um diferencial capaz de suprir as dificuldades de muitos alunos com as aulas remotas.

Após todo esse tempo de adaptação, as pessoas estão percebendo que os hábitos de higiene e cuidados com a saúde precisam ser modificados. Esse novo estilo de vida já

fez com que os estabelecimentos de serviços essenciais inserissem esses cuidados para voltar a funcionar.

Com a educação não é diferente. Educação é um serviço absolutamente essencial. Ela prepara o cidadão para o futuro.

Com isso, diversos protocolos foram elaborados pelas equipes gestoras a fim de retomar as atividades presenciais de forma segura. Pediatras de todas as partes do Brasil defendem a importância e a necessidade dessa retomada.

A vacinação é o caminho eficaz, mas só com a conscientização sobre a importância das escolas abertas, conseguiremos recuperar o atraso intelectual, social e emocional causado, involuntariamente, por essa pandemia.

Renata Lucarelli e Alexandra Samôr

Renata Menezes Lucarelli Graduação Letras/Francês Pós-graduação em Psicopedagogia, Supervisão, Inspeção, Orientação e Gestão Escolar Professora da rede municipal de Ubá Gestora do Centro Educacional Jean Piaget Atuando na educação há 27 anos Idade: 47 anos Estado civil: Casada Mãe de Giovanna e Isabelli   Alexandra Samôr Marco Patrício Graduação em Matemática Pós-graduação em Matemática Professora de Matemática na rede estadual de MG Gestora do Centro Educacional Jean Piaget Atuando na educação há 18 anos. Idade: 39 anos Estado civil: Casada Mãe de Yulia