Revista Fato

menu Menu

Em live de faculdades privadas, Mourão defende cobrança em universidade pública

Vice-presidente afirmou que ao menos 60% dos ocupantes de vagas nas instituições federais poderiam pagar pelo serviço, para garantir ensino gratuito aos mais pobres

Publicado por: , em 26/08/2020 - Categoria: EDUCAçãO

Tempo de leitura: 1 minuto

Hamilton Mourão, vice-presidente da República | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu nesta quarta-feira (26) que se discuta o pagamento de mensalidades por parte de estudantes mais ricos em universidades públicas. A fala se deu em uma videoconferência promovida por um grupo que detém várias faculdades privadas no país.

“Nós temos um paradoxo, que eu gostaria de trazer para todos, que é uma visão que eu tenho de longa data, que é nós termos dentro da universidade federal gente que poderia pagar os seus custos recebendo um ensino de graça e, posteriormente, não devolvendo nada para o país. Simplesmente é formada e passa única e exclusivamente a lidar com a sua vida privada”, disse Hamilton Mourão.

Para ele, mais da metade dos atuais ocupantes de vagas em universidades públicas poderiam pagar pelo serviço.

“Temos que buscar espaço fiscal e fontes de financiamento. E uma fonte de financiamento seria, não tenho assim o dado numérico, mas ouso arriscar que uns 60% dos que frequentam universidade federal têm condições de pagar. O pagamento que eles fizessem serviria para que mais alunos ingressassem no setor privado e, consequentemente, nós aumentássemos o nosso percentual de jovens com curso superior”, completou Mourão.

O governo já negou por mais de uma vez que tenha intenção de cobrar mensalidades para ocupantes de vagas em universidades públicas.

Matéria replicada do portal O Tempo