Publicado por: Revista Fato, em 28/04/2021 - Categoria: ENTRETENIMENTO
Tempo de leitura: 2 minutos
Higiene, segurança e cuidado sempre fizeram parte da rotina de todo fotógrafo de bebês e famílias, e quando se fala em recém-nascidos o cuidado é ainda maior. Todos os cuidados que apresentaremos a seguir já faziam parte da rotina dos estúdios mesmo antes da pandemia, porém, além da intensificação deles, alguns protocolos foram adicionados à nossa rotina.
Nosso estúdio conta com um dispenser de álcool em gel logo na entrada para que ao chegar o cliente já faça sua higienização de mãos. Também temos disponível, no banheiro, sabonete líquido e toalhas de papel para uma higienização mais completa.
Participa do ensaio somente o bebê, o papai e a mamãe. Se o papai não puder vir, permitimos que a mamãe traga uma outra pessoa.
Não permitimos a entrada de sapatos no estúdio. Para os ensaios newborn fornecemos aos pais um PROPÉ, que são sapatos descartáveis.
Na recepção, os pais tem a opção de tomarem uma água, um cafezinho ou um lanchinho, em porções individuais e recipientes descartáveis.
Com a pandemia, o uso de máscaras pelos pais e fotógrafos se tornou obrigatório. A máscara só pode ser retirada no momento das fotos do bebê com os pais.
Quanto a limpeza e higienização do estúdio, intensificamos os protocolos para garantir que tudo esteja em conformidade às diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Todos os cestinhos são higienizados antes e depois de cada ensaio, com álcool 70° ou lysoform. As roupinhas e mantas são lavadas com sabão de coco, vaporizadas e armazenadas em saquinhos individuais. Após o uso, todas peças são lavadas novamente. O chão e todas as superfícies também são limpos antes e depois de cada ensaio.
Os fotógrafos precisam estar em contato direto com o bebê, por isso, alguns protocolos foram acrescentados à nossa rotina: máscara N95, jalecos e toucas descartáveis, além disso, o álcool é utilizado o tempo todo, já que não é correto usarmos luvas durante o ensaio. As luvas passam uma falsa sensação de segurança e impedem que seja feita uma higienização correta das mãos.
Além das roupas do fotógrafo e assistente, os equipamentos também devem estar limpinhos. Aqui usamos uma capa especial em nossa câmera, que removemos e lavamos após o ensaio, e envolvemos nosso celular com plástico filme.
Ao fim do ensaio, abrimos todas as janelas e portas para que o ar circule, visto que durante o ensaio precisamos de uma temperatura controlada para o conforto do bebê, e por isso a maioria das janelas ficam fechadas.
Além de todos esses cuidados, redobramos nosso carinho e nosso amor por esses pequenos e suas famílias! Tudo é feito para que eles tenham uma experiência inesquecível!
Matéria: Art’s Ninah Fotografia
Foto destaque: Arquivo Pessoal