Revista Fato

menu Menu

Entorse de tornozelo

Publicado por: , em 21/08/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

A entorse de tornozelo ocorre quando há um movimento brusco de inversão do pé, o que geralmente ocorre ao pisar em um terreno irregular, degrau ou , frequentemente, ao pisar no pé de outra pessoa no momento da prática de um atividade esportiva. Essa é uma das lesões ortopédicas mais frequentes, principalmente entre os praticantes de esporte.

Após um episódio de torção do tornozelo a pessoa queixa-se de dor, edema e dificuldade em apoiar o pé no chão, sendo que quanto mais intensos esses sintomas maior a gravidade do quadro.

Apesar da sua ocorrência frequente, a entorse de tornozelo não pode ser negligenciada. Existem diversas lesões que podem resultar desse trauma, sendo que as mais frequentes são rupturas ligamentares, fraturas e lesões na cartilagem. É importante ressaltar que mesmo após a entorse a pessoa pode conseguir apoiar o pé no chão, e mesmo assim uma dessas lesões estarem presentes.

Dessa forma, uma avaliação com um ortopedista especializado é sempre fundamental para pesquisar essas lesões e definir uma conduta correta. Uma reabilitação inadequada após um trauma desse tipo no tornozelo pode trazer consequências permanentes e dificultar ou até mesmo impedir o retorno dessa pessoa as atividades do cotidiano e esportivas.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.