Revista Fato

menu Menu

Férias X Micropigmentação

Cuidados com a sobrancelha após a técnica durante o verão

Publicado por: , em 27/02/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

A micropigmentação é um dos procedimentos mais procurados pelas mulheres, por ser uma técnica rápida e por proporcionar mais harmonia no rosto. Embora não seja um processo que possa ter graves complicações, requer uma atenção maior com os cuidados, essencialmente nessa época do verão, por conta da exposição do sol. Confira as dicas de como cuidar do jeito certo da sua sobrancelha após a técnica e curtir suas férias sem preocupações!

 

 RF: Sabemos que após a micropigmentação é preciso se atentar aos cuidados para a fixação da técnica. Quais recomendações são indicadas principalmente para a época do verão?

FM: Nos primeiros trintas dias após a micropigmentação, não é aconselhável a exposição ao sol e contato com a piscina, pois, a sobrancelha ainda estará em processo de cicatrização. Nas primeiras semanas após o procedimento, é necessário utilizar uma pomada específica para auxiliar na cicatrização e hidratação do local, variando de produto de acordo com cada profissional. É recomendado alguns cuidados básicos, tais como uma boa hidratação da pele e utilização e reaplicação de filtro solar durante o dia.

 RF: A exposição ao sol pode interferir na cor do pigmento?

FM:Uma pele com grande exposição ao sol tende perder a vitalidade da cor, uma vez que o sol estimula a renovação celular da pele.

RF: No caso de viagens após o procedimento, o que não pode faltar na necessaire para os cuidados com a sobrancelha? 

FM: Se for alguma viagem para locais de clima quente, é indispensável colocar na mala um chapéu, protetor solar (caso já tenha passado o período da cicatrização que dura em média trinta dias) e se possível, um óculos de sol.

RF: É indicado utilizar cosméticos ou maquiagens durante o processo de cicatrização?

FM: É extremamente importante manter a pele longe de produtos de beleza, exceto a pomada indicada pelo profissional que realizou o procedimento. Todo tipo de cosmético contém química e pode dar alergia no local atingido pelo processo de micropigmentação.

RF: O contato com o cloro da piscina ou água do mar prejudica ou interfere nos resultados finais?

FM: Tanto o cloro da piscina quanto a água marinha, possui componentes que prejudicam a fixação da cor e cicatrização. O mais indicado é não realizar a técnica se tiver alguma viagem programada para região de piscinas e mar em menos de trinta dias da data do procedimento.

RF: As devidas precauções que precisam ser tomadas após a micropigmentação, devem acontecer em torno de quantos dias? A falta desses cuidados pode afetar a cicatrização?

FM: O profissional faz várias recomendações de acordo com o que achar necessário. Mas existem cautelas que são tomadas por mais de 90% dos profissionais, que são: utilizar pomadas cicatrizantes, não se expor ao sol, mar e piscina, evitar o uso de qualquer outro produto estético facial e maquiagem nos primeiros dias pós procedimento.

Fran Mendes

Formação em designer de sobrancelha pela escola Fuji SP; micropigmentação básica pela escola FUJI/SP; Micropigmentação fio a fio por Alan Spadone; Intensivo de fios pela Associação Brasileira de Micropigmentação (ABM); Formação na Técnica Shadow por Associação Brasileira de Micropigmentação (ABM); Formação em despigmentação e camuflagem por Associação Brasileira de Micropigmentação (ABM); Formação em Micropigmentação labial por Associação Brasileira de micropigmentação (ABM) técnica Aquarell Libs; Formação e intensivo de Labios por Gabriela Fortuna (trainer internacional); Formação em microblanding por Gabriela Fortuna; mais de 18 congressos, feiras e mini-cursos na área de micropigmentação! Graduada em Ciências Biológicas pela UEMG-Campus Ubá!