Revista Fato

menu Menu

Fotografia Newborn: seja bem-vindo ao meu mundo de amor e alegria!

Publicado por: , em 12/01/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Sou apaixonada pela fotografia de gestante, recém-nascidos, bebês e crianças e quero capturar o amor que existe hoje em sua família para as gerações futuras!

A fotografia de recém-nascidos é encantadora e cada vez mais os pais se dão conta da importância de ter um bom retrato na construção da memória afetiva da família.  A vida passa num instante, não é mesmo? Se contratarmos fotógrafos para registrar o casamento, o que dizer da chegada de um filho? Fotografia Newborn é um estilo que consiste em uma sessão de fotos onde o recém-nascido é fotografado nos seus primeiros dias de vida. Os bebês crescem muito rápido, mais rápido do que podemos imaginar! No começo da vida de um bebê dias de vida fazem muita diferença, por isso temos um intervalo de tempo bem curto para fazer esse tipo de ensaio. Apesar de ser um ensaio bastante comum no exterior, ele ainda é muito novo aqui no Brasil, por isso a maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre ele. A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo. Aproveitamos o sono profundo do bebê para colocarmos nas posições mais doces, tudo feito com muito carinho e com muito cuidado. Usamos para compor as fotos diversos tecidos, acessórios, gorrinhos, mantas, cestos, caixas… todos escolhidos com o maior cuidado pensando sempre na segurança do bebê.

O ensaio no estilo newborn é feito com o bebê quando ele tem até 21 dias. Sendo que o período mais indicado é quando ele possui idade entre 6 e 15 dias de vida. Quanto mais novinho, melhor, pois assim a sessão é mais rápida e tranquila, já que os bebês ainda não possuem cólicas e a chance do sucesso do ensaio será maior.

Mamãe e Papai estão muito conectados com seu bebê. É um mundo de descobrimento, amor, bagunça, alegria e fraldas! Muitas fraldas! Vou explicar como funciona.

1) Quando vocês chegarem, eu os recebo e acomodo no estúdio higienizado e tudo arrumadinho para o nosso ensaio.Todo o equipamento e os acessórios necessários para a realização do ensaio de recém nascido é de nossa responsabilidade. Todos os tecidos, as mantas, os gorrinhos e todo o equipamento necessário para a realizar nosso trabalho, você não precisa se preocupar com nada! Todos os acessórios serão previamente lavados e higienizados para garantir a segurança do bebê. Caso você tenha alguma roupinha ou manta especial, ela pode fazer parte do ensaio, deixe ela separada no dia e nos entregue antes de começar o ensaio!

2) Peço que a mamãe venha com o bebê só de fraldinha, enroladinho no cobertorzinho dele.

A mamãe dá de mamar para o bebê e em seguida o faz dormir.

3) Depois que o bebê adormecer, eu pego ele no colo e com cuidado e calma, ajeito ele em um dos sets de produção

(cestinha, baldinho, caixinha, pufe…)

os papais e os irmãos também participam da sessão

4) Então eu ajeito a pose e começo a fotografar.

Vocês ficam sempre presentes, admirando seu bebê

As fotos em si são feitas rapidamente, o que demora (e para isso precisamos calma e paciência) é fazê-lo dormir e ajeita-lo nas poses.

Quanto mais profundo for o soninho dele, mais fácil e rápido se torna esse processo.

Se entre uma troca de acessórios e outra ele não acordar, vou fotografando. Caso contrário, ninamos novamente até que ele durma de novo para recomeçarmos. Sempre sem pressa.A sessão newborn é longa por conta de todas essas fases e pausas, dura em média 3 horas. É por isso que gosto de enfatizar: é preciso ter calma e paciência, pois o tempo e ritmo da sessão é dado pelo bebê. Aproveitem para fazer uma pausa na correria dos últimos dias com rotinas e tarefas novas e curtam o momento!

A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo justamente para que possamos coloca-lo nas poses. Esse é um bonito registro do início da vida de uma pessoa que já se tornou (tenho certeza) a mais importante da sua vida!

Deve ser feito com alegria, sem preocupações e de forma responsável.

Espero que tenham gostado!

E se você ainda não fez do seu bebezinho, não deixe de registrar essa fase, eles crescem muito  rápido!

Gaby Melo

29 anos; Esposa do fotógrafo Júnior Costa; Mãe da Luiza; Fotógrafa de família e crianças; Especializada em fotografia de Newborn; Atua no mercado há 5 anos e possui um stúdio fotográfico localizado no Centro de Ubá.