Revista Fato

menu Menu

Fratura de tornozelo

Publicado por: , em 26/03/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Foto: Reprodução Internet

A fratura de tornozelo é uma das lesões mais comuns da prática ortopédica. Essa fratura pode ocorrer devido  traumas simples rotacionais ou até mesmo traumas de alta energia. Dessa forma, a sua apresentação também é variada podendo acometer apenas a fíbula ou  também a tíbia.

Nas fraturas decorrentes de traumas menores, como uma entorse de tornozelo, deve-se ter bastante atenção, já que o paciente pode apoiar o pé no chão e mesmo assim apresentar uma fratura. Então, sempre após qualquer trauma na região do tornozelo que persista com dor ao pisar e edema, deve-se procurar atendimento médico especializado.

O tratamento desse tipo de lesão deve ser sempre feito por um profissional especializado, já que essa é uma fratura intra-articular. Nesses casos, há um risco de o paciente evoluir com um artrose ou grave comprometimento da função do tornozelo em caso de tratamento inadequado.

A cirurgia indicada na maioria dos casos, já que através dela é possível restabelecer os parâmetros da articulação e evitar as complicações descritas. Além disso, utilizando técnicas cirúrgicas adequadas é possível iniciar uma reabilitação precoce, o que é fundamental para acelerar o retorno do pacientes as atividades habituais.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.