Revista Fato

menu Menu

Governo de Minas divulga medidas para reabertura do comércio

Publicado por: , em 28/04/2020 - Categoria: UTILIDADE PúBLICA

Tempo de leitura: 3 minutos

Arte publicada pelo Jornal O Tempo de Belo Horizonte resumindo o plano de Governo de Romeu Zema para o retorno gradual das atividades.

A partir desta terça-feira (28), prefeitos, empresários e a população mineira terão acesso aos protocolos sanitários criados pelo Governo de Minas para retomada consciente e segura das atividades econômicas nos municípios.

Em pronunciamento feito no início da tarde de hoje, o governador Romeu Zema afirmou que os protocolos estabelecidos pelo Estado para a reabertura dos comércios podem valer até o início do próximo ano.

Durante declaração, Zema lembrou que o novo coronavírus não vai sair de circulação e que busca uma maneira de a população conviver de forma segura com a pandemia. “Minas pode ir conduzindo essa reativação segura. Não é a volta à normalidade, é uma volta a uma nova normalidade. Vamos ter de estar adotando esses protocolos pelos próximos meses, talvez entrar 2021 com esses protocolos, porque o vírus vai estar entre nós. É uma mudança de vida à qual temos que estar nos acostumando”, disse.

De acordo com matéria publicada no jornal O Tempo, Romeu Zema pediu que as cidades que flexibilizarem as atividades comerciais, respeitem as diretrizes do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” para que sejam observadas as reativações graduais e seguras pelo Estado.

“Na internet, todo prefeito, empresário e cidadão encontrará lá todas as normas e medidas de segurança necessárias para cada ramo de atividade. Lembrando que fomos muito detalhistas e seguros. O que nós estamos fazendo em Minas é com segurança. Se alguém não estiver disposto a cumprir essas normas, o melhor é que continue no isolamento. O que queremos fazer é que a reativação seja ponderada, segura e feita com muito critério”, declarou.

Embora ainda não esteja completo, o site do programa traz algumas observações a serem seguidas por comerciantes, empresários e cidadãos. Entre as medidas estão horários predefinidos para funcionamento e comportamento padrão, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes.

Para garantir a segurança da população, os protocolos sanitários, que devem ser seguidos por todos cidadãos, foram divididos de acordo com a especificidade dos setores econômicos, sendo organizados em orientações básicas, comuns a todos, e orientações específicas, destinadas aos empresários e consumidores. Esses protocolos serão disponibilizados de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Com base nesses indicadores, o Minas Consciente montou uma matriz de risco, que segmenta as atividades econômicas em quatro “ondas”, sendo – onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. Vale ressaltar que, de acordo com os dados e análise do cenário epidemiológico, os segmentos podem mudar de onda. Existe, ainda, uma lista de setores econômicos que, devido ao seu grande risco de propagação da doença, compõe um grupo a parte, que devem ter suas atividades econômicas retomadas somente após a normalização da pandemia no Brasil.

Essas ondas serão disponibilizadas gradualmente, a começar pela onda verde (serviços essenciais) que estará disponível no www.mg.gov.br/minasconsciente e no aplicativo “MG App Empresas”. Os protocolos da onda branca (baixo risco) serão divulgados na quarta-feira (29). Os demais, ao longo dos dias.