Publicado por: Revista Fato, em 19/05/2021 - Categoria: ZONA DA MATA
Tempo de leitura: 3 minutos
O hemocentro de Juiz de Fora precisa de doações de sangue para suprir a baixa no estoque registrada na unidade. Os estoques estão com redução de 50% em Juiz de Fora, e o comparecimento caiu 40%.
De acordo com a Fundação Hemominas, a situação já pode ser considerada preocupante quando há queda de 20%.
A baixa nas doações já é esperada pela unidade durante o período frio, por conta da frequência de doenças respiratórias. A pandemia do coronavírus agravou ainda mais a situação, especialmente em 2021.
“No inicio da pandemia nossos estoques ficaram abaixo de 50% e o comparecimento caiu em média 40%. Não foi tão grave essa queda pois os procedimentos eletivos foram suspensos também. Mas agora as cirurgias eletivas foram retomadas”, explica Deborah Carvalho, do setor de Captação do Hemominas.
Atualmente, o comparecimento de doadores continua com uma queda de 40%, mas os hospitais voltaram a operar com os procedimentos eletivos. Por isso, tem sido difícil suprir a demanda.
A necessidade é maior para os tipos sanguíneos O+, A+ e O-. Segundo Deborah, a quantidade padrão das doações é 450 ml, que pode ajudar no mínimo três pessoas.
O sangue recebido pelo hemocentro é fracionado em hemácias, plasma e plaquetas, e distribuído para 56 hospitais em 25 cidades da Zona da Mata.
Para evitar aglomerações na unidade, todas as doações de sangue estão sendo agendadas previamente, pelo site do Hemominas ou pelo aplicativo MGAPP.
O hemocentro fica na Rua Barão de Cataguases, no Bairro Santa Helena, e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h.
Para doar, os candidatos devem ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original com foto.
Quem já foi infectado pela Covid-19 fica inapto a doar sangue por 30 dias após a recuperação completa. Também é preciso que estejam assintomáticos e sem sequelas da doença.
Já aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de Covid-19 devem aguardar 14 dias para doar o sangue.
Para a população que já foi vacinada, o prazo varia de acordo com a imunização recebida. Aqueles que tomaram a Coronavac ou a Sinovac precisam aguardar 48 horas, e sete dias são pedidos para quem tomou as vacinas Covishield, Serum, AstraZeneca, Fiocruz ou Pfizer.
Matéria replicada do portal G1 ZONA DA MATA