Revista Fato

menu Menu

Hemominas de Juiz de Fora registra queda de 50% nos estoques de sangue; saiba como doar

A unidade está com dificuldade de suprir a demanda dos hospitais, que já realizam cirurgias eletivas.

Publicado por: , em 19/05/2021 - Categoria: ZONA DA MATA

Tempo de leitura: 3 minutos

Hemocentro de Juiz de Fora registra queda de 50% nos estoques de sangue; saiba como doarFoto: Fellype Alberto/G1

O hemocentro de Juiz de Fora precisa de doações de sangue para suprir a baixa no estoque registrada na unidade. Os estoques estão com redução de 50% em Juiz de Fora, e o comparecimento caiu 40%.

De acordo com a Fundação Hemominas, a situação já pode ser considerada preocupante quando há queda de 20%.

A baixa nas doações já é esperada pela unidade durante o período frio, por conta da frequência de doenças respiratórias. A pandemia do coronavírus agravou ainda mais a situação, especialmente em 2021.

“No inicio da pandemia nossos estoques ficaram abaixo de 50% e o comparecimento caiu em média 40%. Não foi tão grave essa queda pois os procedimentos eletivos foram suspensos também. Mas agora as cirurgias eletivas foram retomadas”, explica Deborah Carvalho, do setor de Captação do Hemominas.

Atualmente, o comparecimento de doadores continua com uma queda de 40%, mas os hospitais voltaram a operar com os procedimentos eletivos. Por isso, tem sido difícil suprir a demanda.

A necessidade é maior para os tipos sanguíneos O+, A+ e O-. Segundo Deborah, a quantidade padrão das doações é 450 ml, que pode ajudar no mínimo três pessoas.

O sangue recebido pelo hemocentro é fracionado em hemácias, plasma e plaquetas, e distribuído para 56 hospitais em 25 cidades da Zona da Mata.

Como doar?

Saiba como doar sangueFoto: Getty Images via BBC

Para evitar aglomerações na unidade, todas as doações de sangue estão sendo agendadas previamente, pelo site do Hemominas ou pelo aplicativo MGAPP.

O hemocentro fica na Rua Barão de Cataguases, no Bairro Santa Helena, e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h.

Para doar, os candidatos devem ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original com foto.

Quem já foi infectado pela Covid-19 fica inapto a doar sangue por 30 dias após a recuperação completa. Também é preciso que estejam assintomáticos e sem sequelas da doença.

Já aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico de Covid-19 devem aguardar 14 dias para doar o sangue.

Para a população que já foi vacinada, o prazo varia de acordo com a imunização recebida. Aqueles que tomaram a Coronavac ou a Sinovac precisam aguardar 48 horas, e sete dias são pedidos para quem tomou as vacinas Covishield, Serum, AstraZeneca, Fiocruz ou Pfizer.

  • Confira aqui todas as restrições e condições.

Matéria replicada do portal G1 ZONA DA MATA