Publicado por: Revista Fato, em 19/04/2021 - Categoria: MINAS GERAIS
Tempo de leitura: 3 minutos
Foto: Valter Sobrinho
A Secretaria Municipal de Belo Horizonte e a Santa Casa de Misericórdia da capital estão sendo abastecidas neste fim de semana com o Kit Intubação, parte da remessa de 133.215 fármacos que chegaram a Minas Gerais no sábado (17). O quantitativo, no entanto, tem previsão para durar no máximo cinco dias, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) .
O medicamento que tem previsão para abastecer os estoques por mais tempo é o Cisatracúrio, com prazo para atendimentos nos próximos cinco dias. Já o Midazolam (10MG/2ML e 5MG/10ML) será para repor as farmácias hospitalares por 3 ou 4 dias.
O Propofol não consta na lista de reposição dos estoques divulgada SES/MG neste domingo.
Para a Santa Casa, em Belo Horizonte, foram destinados 6 mil frascos de Midazolam 5 mg / 10ml, segundo informações da (SES/MG. Nos estoques da Secretaria Municipal de Saúde da capital, entram mais 1000 caixas de Cisatracúrio e 2000 frascos de Midadolam 5mg/10ml. Os itens essenciais à sedação dos pacientes.
Além da capital, constam na lista de beneficiados com os medicamentos hospitais na região metropolitana, como o Hospital Público Professor Osvaldo Rezende Franco e CECOVID 4, em Betim, a Unidade de Pronto Atendimento Acrizio de Menezes (hospital de campanha), em Ribeirão das Neves, e o Hospital São João de Deus, em Santa Luzia.
De acordo com a SES/ MG, a maior parte deste quantitativo de 133.215 fármacos já foram entregue às instituições de saúde. Ainda de acordo com a pasta, no início da semana que vem, a distribuição dos medicamentos continua, com a inclusão de outras instituições.
O Estado diz, ainda, que o estoque de sedativos utilizados na intubação de pacientes de Covid-19 continuam ‘em nível não recomendável para o enfrentamento da pandemia, mesmo com a chegada destes insumos’. A pasta destaca que as unidades hospitalares, que antes trabalhavam com estoque de 60 dias ou mais, enfrentam dificuldades no abastecimento.
Parte dos medicamentos, segundo a SES, foi enviada pelo Ministério da Saúde (108.215 unidades) e também houve a aquisição, pelo Estado, de 25 mil unidades de midazolam.
Veja a lista completa de quem recebe os medicamentos :