Revista Fato

menu Menu

Meu filho tem pé chato, e agora?

Publicado por: , em 26/06/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

O pé chato é caracterizado pela ausência da curvatura da sola do pé, sendo denominado pelos médicos como Pé Plano. Esse formato do pé gera uma pisada pro nada, ou seja, “para dentro”.

Toda criança ao nascer possui Pé Plano, pois os músculos, tendões  e até mesmo os ossos ainda são imaturos. Ao longo do desenvolvimento, o arco plantar ( a curvatura do pé) vai se formando e se completa na maioria dos casos até os 6 anos de idade.

 Entretanto, a presença de dor ou a persistência dessa deformidade no pé, deve chamar atenção dos pais. Nesses casos, uma consulta com um especialista é aconselhável para avaliar se há alguma doença ou se essa alteração é decorrente apenas do desenvolvimento normal da criança.

O entendimento e tratamento do pé plano evoluiu e hoje já é bem estabelecido que o uso de órteses, como botas infantis e palmilhas, não resultam em qualquer efeito positivo e podem até mesmo prejudicar o desenvolvimento do pé.

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.