Revista Fato

menu Menu

Movimente-se

A importância da prática de exercícios físicos

Publicado por: , em 14/04/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

A prática de atividade física é uma meta e, ao mesmo tempo, um desafio para diversas pessoas. No cotidiano, conciliar o exercício físico com a rotina de trabalho e outros compromissos, é difícil. Em tempos de quarentena, o desafio é outro: vencer a preguiça para se exercitar em casa! É importante lembrar que a ociosidade pode levar ao sedentarismo.

Dessa forma, no atual cenário de isolamento social, o exercício físico ganha ainda mais importância. A sua prática regular é fundamental para evitar a atrofia da musculatura e tendões, prevenir quedas e dores crônicas nas articulações. Além disso, já é bem estabelecido que se exercitar ajuda no controle e tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, depressão e até mesmo insônia.

É fundamental ter uma orientação de profissionais da área da saúde ao praticar atividade física. As pessoas que não se exercitavam antes do isolamento social devem ter cuidado para evitar lesões. O ideal é uma orientação médica, além de um professor de atividade física e, para isso, muitos profissionais estão se dispondo a dar essas orientações inclusive, à distância.

No caso daqueles pacientes que já praticavam  alguma atividade, é possível adaptar os exercícios para realizá-los em ambiente domiciliar com a ajuda do seu professor sempre de acordo com seu condicionamento físico.

 

Dr. Guilherme Morgado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Residência médica em Ortopedia e Traumatolgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ( INTO); Especialização em Cirurgia de Pé e Tornozelo pelo INTO; Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel ; Membro do Grupo de Cirurgia de Pé e Tornozelo do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu.