Revista Fato

menu Menu

Mudanças no Minas Consciente: Prefeito afirma que retomada de mais algumas atividades deve acontecer de maneira gradual e responsável

Publicado por: , em 10/06/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Após os pedidos realizados pelos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que irá realizar a mudança nos critérios de análise do plano, substituindo a unidade de avaliação da macrorregião Sudeste para a microrregião de Ubá. A afirmação foi feita pela Diretora da GRS/Ubá, Aline Almeida, em reunião virtual com os representantes dos municípios, entre eles o prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho.

Aline informou ainda que a mudança se dará através da publicação de uma Deliberação, prevista para acontecer até 16/06. Com a alteração no conceito regional de avaliação a expectativa é que Ubá e os demais municípios da microrregião avancem para a Onda Branca a partir da publicação, graças aos índices de ocupação de leitos e outros critérios avaliados dentro do programa Minas Consciente. Destaca-se que somente a partir da publicação da Deliberação pela Secretaria de Estado de Saúde, e em seguida de Decreto Municipal regulamentando a mudança, é que as novas regras começarão a valer.

“É importante destacar que não buscamos com essa mudança retomar as atividades econômicas de qualquer maneira. Tudo será feito de maneira gradual, conforme as regras do Plano Minas Consciente e as condições básicas de atendimento à população, como número de vagas em hospitais. Nós prefeitos devemos assumir posições similares, não exatamente iguais. Do ponto de vista institucional, o programa Minas Consciente é adequado e nos dá certa segurança e amparo na tomada de decisões. Mas para isso dar certo precisamos que a população responda adequadamente, porque a situação não está sob controle, sabemos que pode haver a interiorização da doença. Não é possível, no momento, uma abertura muito grande”, afirmou o prefeito.