Revista Fato

menu Menu

O que faz o arquiteto e urbanista?

Publicado por: , em 05/01/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

A maior parte das pessoas sabem um pouco do que o engenheiro civil faz, mais não sabem nada, ou quase nada do que o arquiteto e urbanista faz. Sendo assim, resolvi  trazê-lo para facilitar o entendimento das competências dos arquitetos e Urbanistas no momento da escolha do profissional e contratação.

A arquitetura é uma das profissões mais antigas da humanidade e ao longo da história, foi se modificando e se adequando, não deixando de ser atual, mas foi só por volta de 1450 que se instituiu como ciência, quando um arquiteto de renome chamado BRUNELLESCH, fez uma super cúpula na cidade de Florença na Itália, esta cúpula é da igreja de Santa Maria del Fiore, desenhada e projeta pelo Brunellesch e posteriormente aplicado na obra esses projetos. Então, esse processo de usar projetos em obra feitos previamente por um arquiteto transformou o mundo e fez então a arquitetura se instituir como ciência.

Filippo Brunelesch – Foi um arquiteto e escultor renascentista, entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiori.

A engenharia surgiu bem depois, por volta do século 19, a partir da derivação da arquitetura. Quando a engenharia se pulverizou os arquitetos e engenheiros acabaram tendo disciplinas compartilhadas e se formavam Arquitetos Engenheiros (Aqui no Brasil, isso aconteceu até 1994).

CÚPULA DA CATEDRAL DE SANTA MARIA DEL FIORI- Projetada e executada pelo arquiteto pioneiro Fillipo Brunelesch

Vista aérea da cidade de floresça Itália, berço da arquitetura, na forografia é possível ver a localização da catedral Santa Maria Del Fiori e sua cúpula, projetada por Fillipo Brunelesch.

Mas enfim, o que faz um arquiteto e urbanista?

É só decoração e interiores? NAAAÃOOO!

Desde 2011, existe no Brasil o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), que com o objetivo de explicar as atribuições, atividades e campos de atuação dos arquitetos e urbanistas, aprovou uma resolução em 5 de abril de 2012, para facilitar o entendimento das competências do arquiteto e urbanista, tanto para melhor execução do trabalho, como para esclarecer dúvidas e funções na hora da contratação.

O campo da arquitetura é absolutamente amplo e oferece muitas alternativas de carreira após a formação acadêmica. De atividades relacionadas ao “núcleo” do campo, como projeto de edificações, projeto urbano e restauro do patrimônio, a ocupações que flertam com outras áreas do conhecimento, como por exemplo a fotografia, o design gráfico e o cinema, o arquiteto pode se dar ao luxo de transitar entre estas áreas sem que, com isso, deixe de ser um arquiteto.

O arquiteto e urbanista pode exercer diversas atividades e ser responsável por diversos projetos e por aprova-los junto aos órgãos responsáveis. (prefeituras, corpo de bombeiros…)

  1. PROJETOS
  • Projetos de arquitetura das edificações
  • Projeto construtivos e estruturais
  • Projeto de conforto ambiental
  • Projeto de arquitetura de interiores
  • Projeto de instalações e equipamentos arquitetônicos e urbanísticos
  • Projeto de arquitetura paisagística
  • Projeto de arquitetura urbanística
  • Projeto de patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico
  • Relatórios técnicos referentes a arquitetura e urbanismo

 

  1. EXECUÇÃO DE TODAS AS OBRAS REFERENTES AOS PROJETOS CITADOS ACIMA
  2. GESTÃO

Coordenação, supervisão, gerenciamento, acompanhamento, fiscalização de obras e projetos

  1. MEIO AMBIENTE

Georreferenciamento e Topografia

Planejamento urbano e regional

  1. ATIVIDADES ESPECIAIS

Assessoria, consultoria, assistência técnica, vistoria, pericia, avaliação, laudo técnico, parecer técnico, auditoria, arbitragem, mensuração.

  1. ENSINO E PESQUISA
  2. ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

É importante ressaltar que mesmo com a multidisciplinaridade da arquitetura e urbanismo, é sempre valido estar em contato com outros profissionais de diversas áreas, sejam eles, arquitetos e urbanistas, topógrafos, engenheiros, marceneiros, eletricistas e outros… Essa troca sempre agrega conhecimento.

Para aprofundar na legislação que rege as atribuições dos arquitetos e urbanistas no Brasil, recomendamos a leitura da Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010 e a Resolução n° 21, de 5 de abril de 2012 do CAU/BR.

 

 

Leticia Abrahão

Arquiteta e Urbanista, bacharel pela Uniacademia-JF. Leonina, mineira, 24 anos. Durante a Faculdade me apaixonei pelo curso e pelo conforto ambiental (Acústico, Térmico e Lumínico). Atualmente acredito que uma boa arquitetura é feita do convívio harmônico entre o homem e a natureza, sendo assim, resolvi me especializar em arquitetura Bioclimática na PUC MINAS.  Atuo no mercado de trabalho como autônoma e acredito ser uma das missões dos arquitetos traduzir os anseios de uma geração sem prejudicar as gerações futuras. Busco em meus projetos pensar que a humanidade e a natureza coexistem nesse planeta. Com projetos que vão da simplicidade a sofisticação, busco conquistar a satisfação dos meus clientes.