Revista Fato

menu Menu

Os benefícios do Pilates na dor lombar

Publicado por: , em 11/05/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

Logo após a incômoda crise de dor nas costas, sempre pensamos que a opção ideal é o repouso, mas estudos comprovam que a imobilização está entre os piores hábitos que se pode adotar na presença de dor crônica na coluna.
Dessa forma, uma boa solução é o Método Pilates, indicado como coadjuvante no tratamento das lombalgias, ele age como prevenção e fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna, diminuindo assim o quadro álgico (ou seja, o quadro de dor).
Além de trazer maior consciência corporal, a técnica exige concentração, precisão e fluidez durante a execução dos movimentos, e tudo isso faz com que o Pilates promova diversos benefícios no combate a lombalgia, tais como:

– Aumento da flexibilidade;
– Ganho de força muscular;
– Melhora da postura, trabalhando todos os grupos musculares. (A postura adequada otimiza o espaçamento das vértebras, a flexibilidade e o ganho de resistência, logo, diminui a dor).

Imagem: Blog Pilates

Vale lembrar que o alongamento das cadeias musculares encurtadas e o fortalecimento dos músculos enfraquecidos é fundamental, principalmente as musculaturas abdominais e as que compõem o Power House – centro de força que dá a estabilidade necessária para a coluna lombar. Quanto mais fortalecido, maior a fluidez do movimento e melhor será a postura, tendo como resultado a diminuição da dor.

Camilla Becári

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Ubá; Formação no Método Pilates (Studio Andrea Melo - Juiz de Fora); Formação em  Reeducação Postural Global (RPG); Formação em Quiropraxia; Formação em Osteopatia; Curso de Faixa de Suspensão; Curso de Treinamento Funcional; Curso de Liberação Miosfacial; Curso de Raciocínio Clínico no Pilates