Revista Fato

menu Menu

Pilates como prevenção ao câncer de próstata

Publicado por: , em 17/11/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem: Internet

Os benefícios do Pilates vão muito além da melhora e desenvolvimento estético do nosso corpo. De acordo com pesquisas publicadas no jornal especializado “Archives of Internal Medicine”, divulgada pelo site da BBC Brasil, um deles está o de reduzir o risco de câncer de próstata. No mês de Novembro, que é dedicado à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, é necessário falar dos benefícios dessa modalidade que vem agregando adeptos do sexo masculino que procuram uma melhor qualidade de vida.

Segundo o Doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, Thiago Vilela Lemos, prática de exercícios físicos e terapêuticos de forma geral só trazem benefícios à saúde e à qualidade de vida, como comenta: “A relação possivelmente direta entre os exercícios e o câncer, estão relacionados aos radicais livres e outras substâncias, as quais são liberadas no nosso corpo devido à má alimentação e ao estresse diário que vivemos. Sabe-se que muitos desses estão relacionados ao surgimento do câncer. O Pilates, que é uma modalidade de exercício, vem para liberar e eliminar essas substâncias além de liberar outras como a serotonina que nos traz a sensação de bem estar.”

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de baixo impacto que trabalha o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. A princípio, esta modalidade é mais procurada pelos homens para desenvolver e tonificar músculos que até então não eram devidamente utilizados, proporciona também o aumento da resistência do corpo.

Para o Professor e Doutor, Thiago Vilela, o Pilates traz inúmeros benefícios para a saúde e pode também evitar outras doenças como explica: “O Pilates como qualquer outra modalidade de exercício está relacionado a prevenção de diversas doenças crônicas como as neurológicas degenerativas (Parkinson, Alzheimer…), cardiopatias e até mesmo problemas respiratórios. E logico que não podemos esquecer das musculoesqueléticas como as artroses, artrites e osteoporoses.”

câncer de próstata é um problema enfrentado pelos homens à medida que envelhecem, associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico. Um mal que pode chegar sem indícios e surpreender negativamente o homem atingido, por isso, os cuidados com a saúde são essenciais. O Pilates pode ser executado de infinitas maneiras, porém é importante o acompanhamento por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente.

Por Paloma Nascimento

Camilla Becári

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Ubá; Formação no Método Pilates (Studio Andrea Melo - Juiz de Fora); Formação em  Reeducação Postural Global (RPG); Formação em Quiropraxia; Formação em Osteopatia; Curso de Faixa de Suspensão; Curso de Treinamento Funcional; Curso de Liberação Miosfacial; Curso de Raciocínio Clínico no Pilates